A terapia ocupacional atua com pessoas que, por condições físicas, sensoriais, mentais, psicológicas e/ou sociais, deixaram ou estão temporariamente impossibilitadas de realizar atividades no seu cotidiano.
Na esfera da educação, o terapeuta ocupacional faz parte da equipe que atua no momento em que crianças com necessidades especiais começam a frequentar a escola, como um elemento de apoio para que pais e educadores consigam compreender e estruturar o cotidiano escolar destas crianças.
A atuação se inicia a partir das adaptações para facilitar o acesso ao ambiente escolar e ao projeto político pedagógico traçado para as crianças com necessidades especiais, buscando adaptar mobiliário, brinquedos, computadores, além de elaborar estratégias para utilizar estes instrumentos adaptados respeitando a necessidade de cada criança.
São necessárias orientações sobre como agir e estar com as crianças para que estas consigam apoderar-se das propostas pedagógicas oferecidas no espaço escolar, o que pressupõe um ambiente em que professores, pais e alunos estejam disponíveis para respeitar a diversidade.
Sabe-se que a inclusão escolar é um processo e a sua concretização está diretamente relacionada à maneira como os pais discutem e educam seus filhos para respeitar as diferenças sensoriais, psíquicas e intelectuais do ser humano e à formação oferecida aos educadores, os quais têm a tarefa de proporcionar o processo de aprendizagem no ambiente escolar a toda criança.
Maria Madalena Moraes Sant'Anna - terapeuta ocupacional (Londrina)