Administração e Tecnologia

TI – O novo "habitat" do administrador

06 jun 2003 às 17:38

Depois de algum tempo em meio ao mundo da tecnologia de informação, começo a assistir o cenário caminhando para algo que sempre acreditei, a administração está tão ligada à TI que logo será impossível estabelecer onde termina uma e começa a outra.

As necessidades das empresas se tornam mais e mais complexas a cada dia, exigindo soluções verdadeiras, que tragam benefícios reais e plausíveis. As informações precisam ser cada vez mais confiáveis e estar perfeitamente "on-time" com todo o processo da companhia.


Confirmando essa tendência, a IBM adquiriu no final do ano de 2002 a PriceWaterhouse Coopers Consulting. O que uma empresa de hardware/software quer com uma consultoria ?? Simples, as soluções de software precisam estar em perfeita sintonia com as necessidades de mercado, com as mudanças que acontecem a todo momento nas corporações e principalmente, não podem mais representar impeditivas cifras financeiras.


Esse "just-in-time" corporativo é o reflexo de um cenário cada vez mas competitivo e mutável onde a flexibilidade necessária para as empresas (e exigida dos administradores) deixa de ser simplesmente a implantação de sistemas automatizados e passa a ser a implementação de "soluções" tecnológicas, onde antes de qualquer decisão, toda empresa e o cenário onde ela está atuando é definido, falhas são corrigidas, vantagens são fortalecidas e "necessidades reais" são elencadas. Somente a partir desse momento, as decisões começam a ser tomadas.


As pessoas voltam a ser exigidas como uma contribuição inovadora, principalmente se considerarmos que os sistemas autonômicos (sistema que se auto-gerenciam), tornam as tarefas rotineiras "coisa do passado". Claro que isso ainda esta na fase de desenvolvimento, mas será realidade e isso é um fato inegável. Os profissionais de TI do futuro, precisam ter conhecimentos sistêmicos da organização e serem capazes de criar soluções inteligentes, ágeis e principalmente com baixo custo, empregando a tecnologia disponível ou mesmo alterando processos.

E os administradores? Vão precisar entender de TI? Com certeza, mas essa necessidade de conhecimento vem numa escala menor e acredito que seja até mesmo "natural", afinal a tecnologia está disponível, como utilizá-la da melhor maneira é o grande desafio. Agilidade, confiabilidade, menor custo, maior lucro, desperdício zero, integração, economia, racionalização... ou como dizem na IBM: "on-demand"!


Continue lendo