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Reengenharia, ISO e a reinvenção da roda

14 ago 2004 às 11:00
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De tempos em tempos, surge alguma novidade no mundo administrativo, normalmente modismos importados, como foi o caso da reengenharia, que no Brasil tornou-se sinônimo de "demissão". A ausência de administradores nas corporações cria situações de total confusão de procedimentos, sem a devida consultoria, o entendimento de técnicas administrativas ou tendências, o resultado esperado não é atingido, colocando o mercado e as próprias corporações em situação complicada.

A administração é uma ciência complexa. É necessário vislumbrar a corporação como um todo, uma grande cadeia funcional, com diversos componentes que precisam funcionar em harmonia. Essa visão sistêmica da organização é necessária principalmente quando se pensa em processos de mudança, como a reengenharia, que poderia ser entendida ainda como um integrante da "Qualidade Total", que num determinado momento foi "adotada" por todos e na seqüência, esquecida e abandonada, principalmente em função dos "gurus", que contribuíram para piorar o cenário, trazendo interpretações confusas, altas custo, baixo retorno e resultados ineficazes, tornando um processo tão valioso, uma piada.

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QUALIDADE significa reavaliação de processos, criação de ferramentas de controle (matéria prima, métodos de produção, capacitação de colaboradores, métodos eficientes de acompanhamento e postura reativa). É um conjunto de características que precisam ser uma busca constante da empresa, não apenas um "período" . "Agora estamos na época da qualidade total.." – frase muito comum na época, sendo sistematicamente abandonada, pois os processos foram apresentados como apenas um momento, e não como uma mudança completa, contínua e interminável, busca incessante da corporação.

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Aos empresários foi apresentada a ISO como o objetivo da qualidade, o que representaria o símbolo máximo para a empresa, como uma linha de chegada. Grande engano.

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A certificação ISO, faz parte da tão sonhada "QUALIDADE TOTAL", claro que tem seu valor, mas sozinha, não representa o fim, mas uma parte integrante do longo trajeto em busca dos resultados.


NADA em administração é absoluto ou completo em si. Kanban, ISO, Just-in-Time, 5 s e outros diversos termos empregados quando se fala em qualidade, devem sempre ser compreendidos como um conjunto de ferramentas, cabendo a uma boa consultoria, determinar qual delas será aplicada, em qual momento, com qual periodicidade, quantas vezes... Ao consultor, cabe ainda apresentar o projeto de qualidade aos tomadores de decisão e ter certeza de que fica compreendido que a obtenção da ISO, não significa que a empresa atingiu a qualidade, não significa que o objetivo foi alcançado.

Num mercado cada vez mais exigente, com a concorrência mais acirrada e com a evolução tecnológica, é imprescindível que as empresas (ou empresários) compreendam que as ferramentas administrativas são extremamente importantes e os processos tem como objetivo, apenas uma coisa "SATISFAZER OS CLIENTES". Esse é o verdadeiro objetivo de qualquer método administrativo ou ferramenta empregada na corporação. E mais que isso, deve-se assimilar a idéia de que os clientes nunca estarão totalmente satisfeitos, daí a necessidade dos processos serem entendidos como parte do dia-a-dia, ferramentas para que se chegue o mais perto possível da "QUALIDADE TOTAL".


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