Primeiras semanas de aula, muito assunto para colocar em dia após as merecidas férias do final de ano. Entre um cumprimento e outro, ouvi a seguinte conversa entre alunos:
"Fá, nem te conto... eu fui pra Sampa, na casa da Si. Fui com a Má, a irmã da Tê, prima da Mi, na casa do Rê, amigo do Sá, irmão do Ti, primo do Lê..."
Todos pareciam entender o que era relatado. Tudo bem então, afinal, para que o processo de comunicação ocorra, basta que o ouvinte compreenda o que foi dito pelo emissor. Mas essa linguagem tão peculiar restringe o entendimento a um grupo restrito, formado por indivíduos muito específicos, nenhum problema no convívio social, mas um enorme desafio quando trazido ao ambiente corporativo.
A evolução administrativo-tecnológica, reduziu distâncias e aumentou dramaticamente os mercados. O mundo realmente nunca foi tão pequeno, em termos comerciais, claro. Cada mercado, cada região, cada pessoa, tem uma maneira toda própria de ser, tornando o processo de comunicação igualmente peculiar.
A diversidade é interessante, nos conceitos antropológicos, mas na administração cria o caos. Padrões são fundamentais nas relações intra-empresas, é muito importante que todos entendam e compreendam as informações que transitam pelos sistemas, nas fibras óticas que ligam todos os lugares.
Por exemplo, no processo de fabricação do Airbus A-380, com os componentes vindo das mais diversas partes do mundo, em perfeita sincronia para que a confecção fosse possível. Prazos, etapas, feedbaks. Num processo complexo de comunicação entre os envolvidos.
A TI (Tecnologia da Informação) aparece como a importante aliada na funcionalidade desse processo, principalmente a internet, que torna o processo de troca de informações muito mais fácil e rápido, possibilitando ações e decisões mais eficientes.
A administração, numa definição bem simplista, consiste em tomar decisões a partir de informações obtidas nos inúmeros processos de comunicação das empresas. Essas decisões podem ser mais ou menos importantes, envolver mais ou menos processos, mas independente disso, sempre se decide a partir de um conjunto de informações, a verdadeira matéria-prima do trabalho dos administradores.
A importância da informação é o que justifica os investimentos em TI e SI (Sistemas de Informação), onde as corporações chegam a cifras de milhões de dólares, na busca de processos e procedimentos cada vez mais eficientes e padronizados, numa verdadeira "linha de produção" de informações.
O melhor exemplo disso, são os sistemas ERP (sistemas integrados de gestão). As empresas desenvolvedoras possuem verdadeiros exércitos de profissionais para aprimoramento dos processos e fluxos da informação, assegurar seu entendimento e compreensão. Conforme o número de transações aumenta, os sistemas tornam-se mais complexos em sua elaboração, sempre com o intuito de assegurar bases sólidas pra a tomada de decisão.
Assegurar, portanto, a qualidade, ou melhor, as características da informação ideal é o grande desafio a que estamos submetidos todos os dias, nos valendo das mais diversas ferramentas, principalmente as tecnológicas, com sistemas de informação cada vez mais integrados, refletindo a redução das distâncias no mundo globalizado de hoje. Para que a informação tenha real valor para o administrador, ela precisa ser ágil, confiável, bem direcionada e "entendível".
As características dos indivíduos confundem esse processo, pois as peculiaridades de cada pessoa se refletem no seu trabalho, mas dentro da empresa, é necessário que se adotem os padrões, que assegurem a informação com todas as características necessárias para que as decisões tomadas tenham qualidade que garantam o sucesso da corporação.