Os municípios do Norte Pioneiro do Paraná estão passando por um período de intensas obras de manutenção e reforma de pontes em rodovias estaduais. O objetivo, segundo o DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do estado), é corrigir danos e desgastes em estruturas para o tráfego de veículos e pessoas. As obras, que abrangem um total de sete pontes e uma galeria, têm investimento previsto de R$ 7,6 milhões e são esperadas há anos pela população local.
As reformas em andamento visam a correção dos danos já existentes e melhorias para prevenir problemas futuros. Essas ações, segundo a Seil-PR (Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná), são essenciais para garantir que as pontes e outras estruturas rodoviárias permaneçam em funcionamento por muitos anos, permitindo o tráfego seguro e constante, tanto de moradores - que precisam acessar serviços e comércios em centros urbanos -, quanto de veículos de longa distância - que transportam produtos agropecuários e industriais da região.
O DER, que fiscaliza as obras, aponta que, a cada R$ 1 gasto na manutenção das rodovias, R$ 3 são economizados em reabilitação e reconstrução no futuro. Assim, segundo a autarquia, o investimento atual não apenas evita maiores despesas futuras, mas também assegura a continuidade do desenvolvimento econômico local.
Leia mais:
Ministério Público vai implantar décima unidade do Gaeco no Noroeste do Paraná
No Paraná, Prudentópolis ganha Caminho de São Miguel Arcanjo com 16 igrejas ucranianas
Regional de Saúde de Londrina continua a liderar casos de dengue no Paraná, com 936
Abastecimento de água em Londrina e Cambé deve ser normalizado até à noite
Ainda em relação à economia, as obras representam um alívio para os municípios do Norte Pioneiro. A melhoria na infraestrutura de transporte, ainda segundo a secretaria de infraestrutura, facilita o escoamento da produção agropecuária - que é a base da economia regional - além de melhorar o acesso a mercados e serviços essenciais, fomentando o crescimento e a geração de empregos.
As pontes que estão sendo reformadas incluem a Ponte Ribeirão Patrimônio, na PR-151 em Salto do Itararé; Ponte Rio das Cinzas, na PR-439 em Santo Antônio da Platina; Ponte Rio Bela Vista, na PR-431 em Jacarezinho; Ponte Rio Ouro Grande, também na PR-431 em Jacarezinho; Ponte Rio Anhumas, na PR-431 em Ribeirão Claro; Ponte Rio Itararé (represa de Chavantes), na PR-218 em Carlópolis; Ponte Ribeirão Panema, na PR-518 em Santa Mariana; e a galeria localizada no km 113,17 da PR-436 em Itambaracá.
O DER também ressalta que essas intervenções são importantes para evitar interrupções no tráfego e garantir a segurança dos usuários. As pontes reformadas irão permitir a continuidade das atividades econômicas e do fluxo de pessoas entre as cidades, reduzindo o risco de acidentes e melhorando a qualidade de vida dos habitantes locais.
A previsão é que todos os serviços sejam concluídos até o primeiro semestre de 2025, desde que as condições climáticas sejam favoráveis nos próximos meses.
Ponte sobre Rio das Cinzas
Uma das obras mais importantes é a ponte que atravessa o Rio das Cinzas, em Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro). Somente na estrutura, a expectativa do DER-PR é de que sejam gastos R$ 981,8 mil.
A ponte sobre o Rio das Cinzas tem 107,10 metros de extensão, largura de 12,5 metros e 11,5 metros de altura. A pista sobre ela possui 10,8 metros, sendo duas faixas de 3 metros cada, e acostamentos externos de 2,4 metros.
Leia também: