Moradores da Região Noroeste do Estado enfrentam dificuldade de deslocamento entre municípios depois que a Viação Real encerrou as operações, no último dia 30 de junho. A empresa mantida 14 linhas.
Nas redes sociais, moradores de várias cidades daquela região, entre elas, São Jorge do Ivaí, Ourizona, Nova Olímpia, Colorado, Santo Antônio do Caiuá, Tapira e Terra Rica, relatam dificuldades de mobilidade e preocupação com as pessoas que dependem dos ônibus intermunicipais para ir de um município a outro.
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A FOLHA entrou em contato com o DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem no Paraná) por dois dias, mas não obteve retorno.
Segundo informações extra-oficiais, o órgão estadual solicitou à Viação Real que prorrogasse por mais um mês, até 31 de julho, as operações, mas a empresa não acatou.
A empresa de transporte rodoviário teria alegado falta de condições operacionais para manter o serviço em razão do desligamento de funcionários, incluindo os motoristas.
Também segundo informações não oficiais, em abril o DER-PR havia publicado uma convocação para empresas interessadas em operar as 14 linhas que antes eram servidas pela Viação Real.
A Expresso Nordeste deverá assumir as linhas Campo Mourão-Paranavaí (via Cianorte) e Maringá-Diamante do Norte (via Paraíso do Norte), a partir de 1º de agosto.
Também pela Expresso Nordeste deverá ser feito o itinerário Maringá-Floraí, uma cessão dentro do trecho Maringá-Diamante do Norte.
O trecho entre Cianorte e Japurá e entre Campo Mourão e Araruna será operado pela NH Transportes, em parceria com a Expresso Nordeste. E a linha distrital que liga Cianorte ao distrito de São Lourenço, que não faz parte do sistema do DER-PR, mas era operada pela Viação Real, passa a ser operada com tarifa zero pela Viação Cianorte.
Uma segunda empresa teria sido autorizada a operar as outras 12 linhas, mas declinou antes de a autorização ser formalizada.
O DER-PR teria reaberto o processo para convocação de empresas de transporte com prazo para manifestação até 21 de junho. A reportagem não obteve informações sobre o resultado desta segunda convocação.
A reportagem não conseguiu contato com representantes da Viação Real.
A dificuldade de deslocamento entre os municípios do Paraná tem ficado cada vez mais difícil desde a pandemia de Covid-19, quando as empresas começaram a enxugar suas atividades.
No Norte Pioneiro, houve redução expressiva na oferta de horários e linhas, com a desativação de alguns destinos. As empresas alegam que a redução do número de passageiros acarretou dificuldades financeiras e operacionais.
Em 2023, quatro linhas intermunicipais foram desativadas. Elas serviam aos moradores de Ribeirão do Pinhal, Bandeirantes, Jacarezinho, Cambará, Joaquim Távora e Ribeirão Claro.
Em outras cidades, como Wenceslau Braz, houve uma diminuição na oferta do serviço, com horários mais restritos e menos linhas.
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