A categoria é recente. Os primeiros passos para a criação da Fórmula Truck no Brasil, foram dados em 1994, numa apresentação para convidados no autódromo de Interlagos, em São Paulo, por iniciativa de Aurélio Batista Félix. Oito anos depois, ele vai estar em Londrina neste domingo, dia 16 de junho, para uma apresentação de acrobacias com caminhões, ao lado de Wesley Testa. O show é mais uma atração da quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck.
No domingo, os motores começam a acelerar a partir 9h30, com os treinos e as apresentações. A corrida tem a largada prevista para as 14h e leva 23 caminhões para a pista . Mas a festa no Autódromo Internacional Ayrton Senna começa mesmo no dia 14 de junho, com a realização dos primeiros treinos livres. No sábado, a movimentação dos gigantes continuam durante todo o dia.
As provas variam de 30 a 35 voltas, de acordo com a extensão e condições do autódromo. Um diferencial de outras categorias é a bandeira obrigatória programada para a 12ª volta. A bandeira amarela é mais uma maneira de pontuar para o campeonato. Os seis primeiros colocados na hora da interrupção marcam pontos.
Os pilotos devem entrar no boxe para em seguida retornar à prova. A regra permite que as equipes façam algum ajuste rápido no caminhão. A bandeira amarela dura de três a cinco voltas, neste momento é feita a vistoria e limpeza da pista. O piloto sai do boxe na posição que retornar à prova. Os pontos da bandeira amarela valem para o campeonato, mas não para a formação do pódium, em que sobem os cinco primeiros que cruzarem a linha de chegada.
Conheça as máquinas
Os veículos da Fórmula Truck desenvolvem em média cerca de 1000 cavalos e uma velocidade limitada em até 160 quilômetros por hora. Alguns caminhões podem ultrapassar a marca, mas na corrida os pilotos que ultrapassarem o limite são penalizados. Nos campeonatos só são válidos cavalos-mecânicos de linha fabricados no Brasil. Para caminhões Scania, Volvo e Mercedez-Benz é permitido peso entre 5 e 6,2 toneladas. Já para os veículos das marcas Volkswagen e Ford, os limites ficam entre 3,5 e 5 toneladas.
Na parte técnica dos caminhões, a novidade mais importante é a liberação do freio a disco nos dois eixos. Esta modificação traz maior resistência do sistema de freio dos trucks, e é utilizado por grande parte das equipes. Motores com injeção eletrônica também são liberados, mas o sistema deve ser original. Um exemplo é o Mercedes-Benz 1938S do piloto paranaense Wellington Cirino, conhecido como o "Marreco Voador".
Serviço:
Fórmula Truck
Quarta etapa do Campeonato Brasileiro
Data: 16 de junho, domingo
Local: Autódromo Internacional Ayrton Senna
Endereço: Av. H. Mansano, 777
Horário: a partir das 9h30, com largada prevista para as 14h
Ingressos: R$ 10
Telefone: (43) 328-1017
Informações: Ingressos à venda nos postos BR Petrobras e nas revendedoras Firestone