Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade

Free Jazz Project

Aryane Cararo
20 ago 2001 às 20:06

Compartilhar notícia

Divulgação
siga o Bonde no Google News!

Depois de uma bem sucedida passagem pelo Rio de Janeiro, o Free Jazz Project marca presença em Curitiba nos dias 21 e 22 de agosto. Apesar de levar jazz na composição do nome, a relação mais próxima que se pode fazer com o gênero é a preparação para a 16ª edição do Free Jazz Festival. Não que não haja jazz, mas o que impera é a mistura de sons e bandas alternativas. O caldeirão de ritmos na capital paranaense, por exemplo, tem funk, soul, rap, drum'n'bass, jazz, rock e blues.
Serão sete bandas a se apresentar no Moinho São Roque, duas delas curitibanas: Turbo Funk e Black Maria. De fora vêm Max de Castro, Paula Lima, Nocaute, Rumbora e Autoload. Em comum, só o fato de, cada uma dentro de seu gênero, estar conquistando espaço no cenário musical.
Para o dia 21 estão escaladas Turbo Funk, Max de Castro e Paula Lima. Turbo Funk existe há pouco mais de seis meses e vem se consolidando como uma referência da black music na cidade. Influenciada por Stevie Wonder e James Brown, a banda faz uma mistura de funk com jazz, e pitadas de salsa e samba. Pudera, a banda é composta por sete integrantes e a mistura seria uma coisa natural ao avaliar o histórico de cada um. O vocalista Otto Nascarella, por exemplo, já tocou nas bandas Playground, que misturava disco, soul e jazz, e a extinta Maggie Poo, que seguia o mesmo caminho. O baixista Denis Nunes divide seu tempo em três bandas: a já citada Turbo Funk, o grupo de reggae Gunjah e o Woyzeck, que faz um rock inglês, com letras idem. Os demais são o baterista Michael Tulkop, o trumpetista Irajá Max, o saxofonista Cuca Ferreira, o tecladista Paulinho Sabbag e o guitarrista Jose Cuevas.
"Vai ser como o grande momento do futebol. Estamos nos preparando para isso", comenta Otto em relação ao show do Free Jazz. Eles abrem a noite e não querem fazer feio perto de dois monstros da black music, Max de Castro e Paula Lima. O repertório levará apenas composições próprias e duas versões de outros músicos, uma delas "Cantaloop", que o US3 sampleou de Herbie Hancock e que o Turbo Funk faz um novo arranjo, com letra em português; a outra é "Odilê, Odilá", de João Bosco e Martinho da Vila. O grupo já lançou um CD demo com seis músicas, com letras voltadas à cultura urbana, e todas devem ser tocadas durante o show no Moinho. As performances de Otto e da Companhia de Break Foot Work Crew também devem agradar ao público.
Max de Castro, filho do cantor Wilson Simonal, faz parte da safra de artistas que está revolucionando a música brasileira. Contratado pela gravadora Trama, lançou no início de 2000 o álbum solo "Samba Raro", que mistura ritmos brasileiros com a black music, pop e eletrônica. O CD arrancou elogios de Ed Motta e Jorge Ben Jor. Neste disco, além de compor, cantar, fazer os arranjos e tocar, ele ainda foi responsável pela produção. Nenhuma novidade para Max, que também produziu o disco solo de Paula Lima, de Thalma de Freitas, Patrícia Marx e Cláudio Zoli. Antes de se lançar em carreira solo, Max já tocou com Pedro Mariano e Daniel Carlomagno na banda Confraria (início dos 90).
Paula Lima mostra a voz e as composições de seu CD, "É Isso Aí", o primeiro solo de sua carreira. Além da já comentada produção de Max de Castro, o disco traz parcerias com Bernardo Vilhena, Ed Motta, Xis, Ivo Meirelles, Banda Black Rio, Funk'n Lata, Seu Jorge e Gerson King Combo - os dois últimos estarão em Curitiba fazendo participações especiais em seu show. Muito elogiado pela crítica, o álbum eleva a cantora como uma diva do soul, embora o CD traga outros ritmos como o samba, funk e o jazz. Apesar de ser o primeiro trabalho solo, Paula já contabiliza dez anos de carreira musical, tendo passado pelo Skowa, Zomba e recentemente pelo Funk Como Le Gusta.
Leia sobre as bandas que tocam no dia 22 - Black Maria, Nocaute, Rumbora e Autoload
Saiba mais sobre o que é o Free Jazz Project
Serviço:
Free Jazz Project

Horário: 21h30
Local: Moinho São Roque
Endereço: R. Desembargador Westphalen, 4.000
Ingressos: R$ 15,00 e R$ 7,50 para estudantes com carteirinha da UNE no Shopping Crystal. A compra também pode ser feita pela internet, no site do festival
* O festival é aberto a pessoas com mais de 18 anos de idade. O documento de identificação será pedido na compra de ingressos e na entrada do evento
Informações: 41 333-3964
Data: 21 de agosto, terça-feira
Shows com Turbo Funk, Max de Castro e Paula Lima

Cadastre-se em nossa newsletter

Data: 22 de agosto, quarta-feira
Shows com Black Maria, Nocaute, Rumbora e Autoload
web www.freejazzproject.com.br

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


Últimas notícias

LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas