A cantora Anitta, 29, entrou para o Guinness World Records - o livro dos recordes - pela segunda vez em 2022. Após ter sido consagrada, em julho, como a primeira cantora latina da história a atingir o topo do Spotify global, com "Envolver", a carioca, desta vez, foi considerada a primeira cantora latina a vencer o VMA (Video Music Awards) - uma das maiores premiações dos Estados Unidos - na categoria "Best Latin".
A brasileira concorria com nomes de peso da música latina, tais como Bad Bunny, dono do álbum latino mais vendido da história em solo americano; Rosalía, autora do "Motomami", segundo álbum mais bem avaliado de 2022, perdendo somente para o "Renaissance" de Beyoncé; e Karol G, interprete de grandes sucessos latinos como "Tusa" e "Bichota". A premiação ocorreu em 28 de agosto, mas somente agora o livro dos recordes reconheceu o resultado.
Anitta também se apresentou no palco principal do evento, tendo a segunda performance mais assistida do ano no Youtube oficial do VMA.
O hit da carreira
A música "Envolver" viralizou na internet após quatro meses de lançamento. Isto porque a rede social de vídeos Tik Tok popularizou uma "trend", na qual as pessoas tentavam imitar "el paso de Anitta" (o passo da Anitta, em português). Após explodir em vários países da América Latina, entrando no Top 50 do Spotify de todo o continente, a música também se tornou viral no Brasil, alcançando a primeira posição.
Em poucos dias, "Envolver" foi chegando a
posições cada vez mais altas na plataforma de música, até invadir o Top
10 mundial. A partir daí, uma campanha feita pelos fãs da cantora
terminou de coroar o sucesso. Artistas, apresentadores, influenciadores
digitais e diversos famosos fizeram mutirão para reproduzir a música na
plataforma, fazendo com que Anitta chegasse ao topo mundial.
No entanto, engana-se quem pensa que o sucesso foi forçado. A música registrou mais de sete milhões de reproduções no dia em que bateu o recorde, sendo apenas metade delas no Brasil. Anitta ainda permaneceu na posição por mais cinco dias, liderando também o ranking semanal de reproduções.
Além do sucesso na América Latina, "Envolver" também apareceu no Top 50 de países europeus como França, Itália, Suiça, Portugal e Espanha. O sucesso também se estendeu ao concorrido solo americano, onde a cantora chegou ao Top 70 da Billboard Hot 100, que contabiliza as 100 músicas mais vendidas nos Estados Unidos. Atualmente, a música já anota 454 milhões de reproduções no Spotify e 440 milhões de views no Youtube.