Em uma sociedade continuamente bombardeada com informações e novos meios de comunicação, conseguir um minuto de atenção é uma grande façanha. Antonio Núñez nos traz neste livro um estudo minucioso sobre a melhor forma de transmitir uma mensagem e ser ouvido: contar uma história.
O antigo hábito de se reunir ao redor de uma fogueira para ouvir o contador de histórias narrar um caso, ainda é a melhor ferramenta para seduzir o público. A arte de contar uma história é cheia de sutilezas e pressupõe, antes de mais nada,,, que sejamos capazes de nos contarmos bem nossa própria história ("somos um a história que se alimenta de histórias").
Se nós não a contarmos, os outros vão contá-la à sua maneira, que pode não ser absolutamente a maneira que nós desejamos. Produtos, marcas, ídolos, tudo é parecido, abundante e nada se destaca. Só uma boa história pode fazer surgir da infinidade de meios e mensagens um brilho particular.
Hoje em dia, qualquer pessoa pode criar uma história e divulgá-la via internet: muitas viram verdadeiros " sucessos de bilheteria" ("já não mandam os gigantes dos meios de comunicação, manda a melhor história"). Como isso acontece? Como conseguir ouvintes na Era da Economia da Atenção?
O autor, utilizando inúmeros exemplos extraídos de filmes, séries de TV, comerciais de sucesso, livros, e de personalidades de maior peso, como políticos, atores ou personagens de filmes e de livros, mostra o caminho para a construção de uma história bem contada e convincente.
De Lula a Madonna, da Levi’s à Toyota, todos contam uma história que fez sucesso graças ao emprego de metáforas e arquétipos bem estruturados e elaborados e que tiveram a habilidade de prender a atenção do público. É preciso montar o enredo, criar um conflito, escolher o gênero ( policial, thriller, love story etc.) e carregar a narrativa de suspense, aventura, emoção, enfim, criar uma boa e convincente história, capaz de gerar empatia e cativar o sonhado público - ou chefe, namorado, consumidor ou o quem quer que estejamos tentando atrair.
A arte de elaborar uma história atraente faz deste livro uma leitura importante e divertida, não só para os profissionais da comunicação como para todos os públicos.
Sobre o autor:
Antonio Núñez, nascido em 1970 em Jerez, na Espanha, fez licenciatura em Administração de Empresas e MBA pela ESADE. Estrategista de comunicação, escritor e professor de storytelling, é membro da National Storytelling Network.
É sócio-diretor de Estratégia da agência de comunicação *SCPF, assessorando candidatos políticos e partidos políticos, celebridades e meios de comunicação. Vive entre Barcelona, Madrid e Miami.
Ficha técnica:
Título: É melhor contar tudo
Autor: Antonio Núñez
Editora: Nobel
ISBN: 978-85-213-1528-5
N.de páginas: 206
Preço: 39,00