Foi lançado no dia 13 de março, na Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, o livro Planeta Água, do escritor infanto-juvenil Yves Hublet. A obra é voltada à educação ambiental, abordando questões gerais de meio ambiente, com ênfase no problema hídrico do planeta. Planeta Água completa a trilogia ecológica do consagrado autor, composta ainda por Artes & Manhas do Mico-Leão e A Grande Guerra de Dona Baleia. A obra foi patrocinada pela Essencis Soluções Ambientais, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Dos 2 mil exemplares editados, 1.600 serão doados à rede estadual de ensino, através da Secretaria Estadual de Educação. Outros 200 exemplares serão repassados à Fundação Cultural de Curitiba para serem distribuídos nas bibliotecas da rede pública municipal.
Versão literária da peça teatral de mesmo nome e do mesmo autor, Planeta Água é um relato do descaso do homem com a natureza, especialmente com o envenenamento das águas e a poluição do ar. Na história, Tupã – Deus do Trovão – se revolta com as agressões contra a natureza e decreta o fim dos caraíbas (homens brancos), prometendo uma hecatombe.
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Os três elementos da natureza se reúnem e decidem invocar os três rios mais importantes do País - Rio Paraná, Rio São Francisco e Rio Amazonas – para uma conversa. Os três conseguem sensibilizar Tupã a dar mais uma chance ao bicho-homem caraíba, mais mil anos para aprender a se comportar nas suas relações com o Planeta Água, dando assim um final feliz à história. Com ilustrações de Márcia Szeliga, o livro, de 90 páginas, é de leitura agradável e prende a atenção do leitor do começo ao fim.
Para Márcia Oliveira, diretora da Editora Cultur, responsável pela edição da obra, o patrocínio de uma empresa privada a uma obra deste nível é de vital importância. "É uma forma de democratizar o conhecimento porque através do patrocínio será possível doar os livros a escolas da rede pública", destaca. Para ela, é a forma correta de fazer educação ambiental, despertando no jovem o respeito pela natureza.
Luiz Renato Iurk, gerente da Essencis, explica que a empresa decidiu patrocinar a obra porque o tema do livro coincide com as preocupações do grupo. "Somos uma empresa voltada a soluções de problemas ambientais. O cuidado com o meio ambiente faz parte da nossa rotina", afirma. Além disso, segundo Iurk, a Essencis entende que tem uma responsabilidade social com a comunidade onde está inserida.