Notícias

Servidor do CNPq tem apagão e plataforma Lattes está fora do ar

27 jul 2021 às 15:16

A maior base de dados do desenvolvimento científico do Brasil está fora do ar desde sábado (24). Professores, pesquisadores e estudantes não conseguem mais acessar a plataforma lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pois o servidor da maior instituição do país queimou.


Em um primeiro momento, o CNPq informou não havia backup da plataforma lattes, sendo difícil dimensionar a quantidade de dados que foram perdidos, provocando o desespero da comunidade acadêmica. "A placa do servidor que queimou não tinha backup, a gente não sabe exatamente o que a gente perdeu (de dados), se perdeu alguns segundos, minutos, horas, dias."


Em nota, o CNPq anunciou, nesta terça-feira (27) que já diagnosticaram o que ocasionou o problema, dispondo de novos equipamentos de TI e que não há perda de dados do Lattes. Além disso, o pagamento das bolsas implementadas não será afetado.



Comunidade acadêmica revoltada


Nas redes sociais, a comunidade acadêmica se revoltou com o acontecimento. Para muitos, a "queima" é o resultado dos constantes cortes governamentais na verba da educação. Estudantes e pesquisadores estão receosos de que os registros de suas publicações podem ter desaparecido, perdendo, também, anos de trabalho.



A PhD em Sociologia Sabrina Fernandes explica a importância da plataforma na comunidade acadêmica:




O ex-candidato à presidência do Brasil Guilherme Boulos culpa o descaso do governo e a falta de verbas:



A professora de Física na Cefet-RJ, doutora em Filosofia pela UERJ e mestre em História pela UFRJ Elika Takimoto também comentou sobre a situação:


*Sob supervisão de Fernanda Circhia


Continue lendo