Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
UEM

Pesquisa defende o desenvolvimento humano por meio dos jogos nas escolas

Notícias UEM
26 out 2020 às 09:17

Compartilhar notícia

- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Iniciado neste ano, o projeto de pesquisa ‘Teoria histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica e o trabalho educativo com o jogo na educação física escolar: balanço dos limites e possibilidades’ é um desdobramento da tese de doutorado em educação do professor do Departamento de Educação Física (DEF), Rogerio Massarotto de Oliveira, defendida em novembro de 2017, na Universidade Federal da Bahia (UFBA).


O projeto, que tem a duração de três anos, é coordenado por Oliveira e encontra-se na fase inicial de desenvolvimento. Tem como objetivo principal, organizar o ensino dos conhecimentos sobre o jogo na educação física escolar, buscando superar a organização contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) da Educação Física e, também, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da área.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"O jogo nesses documentos, apresenta-se sob conceitos tecnicistas e pragmáticos, secundarizando os conhecimentos históricos e sociais, deste modo, seu ensino não articula as possibilidades de conhecimento da realidade social nem possibilita o avanço sistematizado das funções psíquicas superiores”, defende Oliveira.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Conselho nacional aprova diretrizes para educação de autistas

Imagem de destaque
Pais ficaram assustados

Aluno leva faca escondida na mochila para escola municipal de Londrina

Imagem de destaque
Taxa de R$ 60

Prefeitura de Ubiratã abre concurso para contador com salário de R$ 9,4 mil

Imagem de destaque
veterinário, enfermeiro e fiscal

Alvorada do Sul abre inscrições para concurso com 45 vagas e salários de até R$ 13 mil


Atualmente o projeto conta com dois docentes doutores do Departamento de Educação Física, 11 estudantes de educação física, um mestrando e uma mestra, que estudam a articulação do jogo com a teoria histórico cultural desenvolvida por Vigotski, Leontiev e Elkonin, que demonstram como o desenvolvimento humano ocorre.

Publicidade


"Essa articulação, no âmbito do ensino sistematizado (escola) precisa ser organizado, tanto pelos conhecimentos mais avançados sobre o jogo a ser disponibilizados aos alunos, quanto pelas formas mais adequadas de ensino”, explica o coordenador.


O projeto defende que, na educação física, esse conteúdo assume importância quando é reconhecido como atividade social e, assim, possibilita o desenvolvimento das capacidades psíquicas. Para isso é necessário investigar o papel do jogo para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, tais como linguagem, signo, memória, pensamento, emoções, sensações, percepção e outras, pela correspondente mediação que o professor possibilita junto dos alunos.


"Decorrente disso e de forma simultânea, as aptidões motoras também são desenvolvidas, uma vez que não é possível equilibrar-se, correr, lançar, pegar, obedecer regras, jogar, sem ter desenvolvido essas funções psíquicas, e que o jogo assume papel fundamental quando é organizado para essa finalidade educativa”, justifica Oliveira.

Com os fundamentos psicológicos, históricos, sociais e político-econômicos sustentados pela Teoria histórico-cultural, pela concepção materialista e dialética da história e com a Pedagogia histórico-crítica, os pesquisadores buscam organizar o ensino do jogo de forma que possibilite a humanização do ser humano.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo