Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sobrecarga

Brasil tem um professor de Inglês para cada 300 alunos, revela pesquisa

Redação Bonde com Agência Educa Mais Brasil
29 set 2021 às 15:59

Compartilhar notícia

- Wikimedia Commons
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No Brasil, a maioria dos professores de Língua Inglesa (80,34%), na educação básica, é do sexo feminino, enquanto 19,66% são do sexo masculino. Juntos, totalizam cerca de 172.030 professores do idioma, segundo estatísticas do Observatório para o Ensino da Língua Inglesa, pesquisa inédita disponibilizada pelo British Council. 


A pesquisa ressalta que, de modo geral, os docentes não ensinam exclusivamente Inglês e trabalham com turmas de outras línguas ou de outras matérias, em diferentes escolas e etapas de ensino. A sobrecarga de trabalho chama atenção. Cada profissional leciona, em média, para cerca de 300 estudantes, segundo o Observatório.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Considerando as redes públicas e privadas, cerca de 29,42% do total de turmas de Língua Inglesa, em todas as redes, são orientados por docentes com titulação adequada (Letras: inglês ou Letras: português-inglês). Conforme a pesquisa, os estados com maiores percentuais de turmas em que os docentes têm graduação em letras, mas sem formação linguística em inglês (grupo C), são Ceará, Goiás, Pará, Pernambuco e Santa Catarina. O maior percentual nesse grupo é de São Paulo (87,09%).

Leia mais:

Imagem de destaque
R$ 3,6 bilhões

Universidades estaduais terão orçamento recorde em 2025

Imagem de destaque
Estudo

Mamíferos evoluíram postura ereta tardiamente na sua história

Imagem de destaque
Faltam vagas

Vaga de residência no país não acompanha aceleração de médicos formados

Imagem de destaque
Saiba mais

Exposição a calor extremo de menores de 1 ano aumentou 250% no Brasil de 2014 a 2023


Para a diretora do British Council, Thaiane Rezende, é muito importante entender o perfil, as necessidades e potencialidades dos docentes que lecionam língua inglesa no Brasil, organizando evidências empíricas, conforme entende o governo britânico, que trabalha na perspectiva de parceria respeitando os contextos e saberes de cada país. 

Publicidade


“Enxergamos as professoras e os professores como agentes de mudança capazes de provocar impacto positivo na aprendizagem de inglês nas escolas públicas brasileiras, por isso a produção de diagnósticos como este”, afirma.


Sobre a pesquisa - O Observatório para o Ensino da Língua Inglesa é uma plataforma on-line promovida pelo governo britânico e desenvolvida pelo British Council. Para chegar aos resultados foram utilizadas fontes como o Censo Escolar da Educação Básica 2020 e o Censo da Educação Superior 2019, que são os dados mais recentes do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). 

Publicidade


Os pesquisadores analisaram dados de perfil como gênero, raça e idade e de formação, carga de trabalho e regime de contratação. Para compreender o perfil de futuros profissionais também foram avaliados os dados relativos à formação inicial de docentes de língua inglesa, a partir dos micro dados do Censo da Educação Superior 2019.

Publicidade


A pesquisa é resultado do programa do governo britânico UK-Brazil Skills for Prosperity, conduzido no Brasil por um consórcio de quatro organizações sem fins lucrativos e liderado pela Fundação Lemann, incluindo a Associação Nova Escola, Instituto Reúna e o British Council. Com o estudo espera-se incentivar debates, compartilhamento de experiências e produção de conteúdos para o fortalecimento do ensino e aprendizagem do Inglês no Brasil.


As informações na íntegra podem ser obtidas em uma sessão interativa do Observatório (acesse aqui), que permite ao público o acesso a dados específicos de seus estados e municípios, e aos cruzamentos de informações para conhecer as realidades locais do ensino de língua inglesa.


*Com informações da Agência Brasil

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo