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Veja atividades por faixa etária para ensinar crianças a ajudar a manter a casa organizada

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
05 mar 2024 às 09:20

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Cultivar o hábito de manter os ambientes arrumados contribui para a autoconfiança, autonomia e senso de responsabilidade desde a infância


Quem tem crianças sabe que manter a casa organizada é um desafio. Por outro lado, os pequenos, por natureza, possuem o dom de absorver tudo o que é ensinado com facilidade. O que talvez muitos não saibam é que envolvê-las na organização auxilia no desenvolvimento de habilidades importantes, como responsabilidade, autoconfiança e autonomia. 

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Conforme Vanessa Panisson, coordenadora da Educação Infantil e Anos Iniciais do Colégio Positivo - Joinville, a partir de dois a três anos, eles começam a entender e aprender que os brinquedos que usaram para brincar precisam ser organizados e guardados, o que pode ser feito por eles mesmos. “Pode-se começar criando rotinas em casa, estabelecendo horários e afazeres que estejam dentro das competências de cada faixa etária da criança, como arrumar a cama, organizar os próprios brinquedos, alimentar o animal de estimação e até lavar a louça do café, aumentando, de forma tranquila, as responsabilidades dela no lar, conforme vai crescendo”, opina.

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De acordo com a especialista, para criar o hábito de a criança fazer as tarefas em casa, o ideal é dar autonomia para executá-las. Por exemplo, deixar que ela escolha onde pode guardar os brinquedos, de forma organizada, para que se sinta parte integrante daquele ambiente. "Dessa forma, criará na criança a responsabilidade pela organização do próprio quarto, sem muito esforço. Afinal, foi ela mesma quem escolheu onde guardar os objetos naquele espaço”, afirma. “É muito importante também elogiar a criança a cada acerto e tarefa cumprida. Essa será uma recompensa gratificante, além de um grande incentivo para que realize cada dia mais atividades”, destaca.

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Dê liberdade para fazer as tarefas, mas sempre com supervisão 


Muitos pais se preocupam com a segurança dos filhos com relação aos afazeres domésticos. Porém, a especialista assegura que, se feitas de maneira equilibrada e com tarefas adequadas para cada faixa etária, não há problema. “Escolha aquelas que não ofereçam riscos. Mas, acima de tudo, auxilie, acompanhe e faça junto; assim, os pequenos poderão aprender mais rápido”, detalha.

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“Se, por acaso, a criança não completar a tarefa 100%, mesmo assim, elogie: ‘Você consegue mais!’ ‘Você pode fazer melhor!’, e nunca a desencoraje-a”, aconselha. Caso ela sinta medo de cumprir uma determinada tarefa, Vanessa orienta a não pressionar, mas deixar progredir aos poucos, até sentir-se segura. “Assim, ela vai se desenvolvendo e aprendendo também a trabalhar de forma cooperativa”, comenta.


No caso dos pré-adolescentes e adolescentes, é comum que possam sentir preguiça ou rejeitar auxiliar em casa. Entretanto, mesmo nessas situações, a especialista enfatiza a importância de destacar que um dia também serão adultos e precisarão manter a organização, seja em ambientes profissionais ou pessoais. “Sem contar que também poderão transmitir esses princípios para seus filhos no futuro, caso se tornem pais.”

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Separe uma lista de tarefas diárias


As crianças, muitas vezes, esquecem o que devem fazer. Por isso, lembrá-las por meio de um quadro ou deixar anotado em um papel na porta da geladeira, por exemplo, onde possam ver a rotina, tende a facilitar a vida. Caso ainda não saiba ler, é importante que os pais reforcem as tarefas diariamente, até que se tornem um hábito. 

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Separe as tarefas por idade


Aumente as responsabilidades gradativamente à medida que se tornem rotina, passando para outras. Veja algumas dicas da especialista:

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De 2 a 4 anos: guardar os brinquedos e aprender a colocar a roupa suja no lugar correto após o banho ou passeio. Ainda é importante que aprendam onde ficam brinquedos e pertences pessoais, como roupas, calçados e materiais escolares.


De 5 a 7 anos: devem saber organizar o material escolar e aprender onde guardar ao chegar da escola. Podem aprender a dobrar as próprias roupas. 


De 8 a 10 anos: Arrumar a mesa, a cama, guardar roupas no guarda-roupa, ajudar nas compras de supermercados e tirar o pó dos móveis com um pano úmido.


A partir dos 10 anos: é recomendável que os pré-adolescentes façam tarefas semelhantes às dos adultos em casa, com cuidado especial na manipulação de produtos de limpeza e objetos cortantes. Lavar a louça, colocar roupas na máquina de lavar, preparar lanches simples, fazer lista de compras do supermercado e da feira, e organizar as compras são atividades que podem desempenhar com facilidade. 


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