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Dia dos Pais: Mais da metade dos paranaenses pretende comprar presentes

02 ago 2023 às 11:18

No Dia dos Pais, 53,9% dos paranaenses devem presentear, conforme sondagem feita pela Fecomércio PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná) e pelo Sebrae/PR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná). É ema redução de 6,9 pontos percentuais em relação a 2022.


“O Dia dos Pais inaugura as principais datas comemorativas do segundo semestre com a indicação de que mais da metade da população pretende presentear nesta ocasião, mesmo havendo retração na intenção de compras com relação ao ano passado. O tíquete médio aumentou ligeiramente em relação à 2022 e a qualidade do produto continua sendo a principal influência para decidir a compra”, comenta o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt.


Para quem não vai comprar presente, o principal motivo é o pai ser ausente ou falecido, com 71,7% das justificativas. Em 2022, os que não presenteariam por ausência da figura paterna, em qualquer aspecto, correspondia a 63,5%, um aumento de 8,2 pontos percentuais.


Outro motivo é o pai morar longe, com 15,8% ou por não comemorar a data, com 6,8%. A situação financeira ou o desemprego representa somente 2,3% dos empecilhos para não presentear.

 

Valor 


O Dia dos Pais é uma demonstração de carinho e reconhecimento. Quem vai presentear este ano tem a intenção de gastar mais, o que elevou o tíquete médio em 1,8%, - de R$ 135,16 em 2022 para R$ 137,62. 


De maneira geral, com 37,9%, os presentes devem custar até R$ 100,00. Os filhos que comprarão recordações na faixa de R$ 151,00 a R$ 200,00 somam 24,3% e os que vão gastar entre R$ 101,00 e R$ 150,00 são 22,3%. Os que vão desembolsar mais de R$ 200,00 representam 15,5%.


Fatores de influência


Ao contrário do que se possa pensar, preço não é a prioridade na hora de adquirir um presente. A qualidade do produto vem em primeiro lugar, com 33,3%, seguido pelo bom atendimento do vendedor, com 23,2%.


A qualidade no atendimento em vendas segue se destacando a cada ano: era 11,6% em 2021, para 14,8% em 2022 e atingiu 23,2% em 2023, o que traz um alerta para as empresas investirem em cursos e treinamentos para qualificar suas equipes.


Descontos e promoções são fatores de decisão para só 16,7% dos consumidores e preço baixo influencia 14,7%.


O coordenador de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Lucas Hahn, pontua que a qualidade do produto e o atendimento oferecido pelos estabelecimentos são fatores de influência na decisão.


“Aproximar e construir ações com consumidores que fizeram compras em anos anteriores para promover os produtos, pensar também na presença digital e em uma lógica de preços, tudo isso para que as pessoas tenham opções que encaixem em seu orçamento para que a data seja marcante. Uma estratégia com a utilização de cupons, por exemplo, pode auxiliar a fidelizar quem é sazonal e a manter vendas durante outras épocas do ano”, diz Hahn.


Ainda que o preço não seja tão relevante, os filhos pesquisam preço, e bastante: 70% dos paranaenses ouvidos consultam valores previamente, sobretudo pela internet, que concentra 39,1% das pesquisas.


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