Se relacionar bem, ou pelo menos de maneira cordial com as pessoas, é uma questão importante para manter a boa convivência e a harmonia no ambiente de trabalho. No entanto, há colegas que insistem em ser inconvenientes ou abusados. Para não perder a paciência e se deixar levar pelo calor das emoções, é necessário se valer da inteligência emocional para não piorar a situação e perder a razão. Jacob Rosenbloom, CEO da Emprego Ligado, reuniu nove dicas sobre como lidar com esse problema e ainda dar uma lição de classe e etiqueta profissional. Anote aí:
1. Administre a situação
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Mesmo com todos os motivos para listar os problemas ocasionados pelo companheiro de trabalho é importante não tratá-lo mal e nem fofocar sobre ele (a) com outros colegas. Atitudes assim podem fazer de você o algoz e inverter os papéis.
2. Converse abertamente
A melhor saída para momentos de conflito com alguém sempre será ter uma conversa sincera. Por mais que seja difícil falar sobre como o outro lhe incomoda, explique com sinceridade e delicadeza e peça sugestões de como melhorar a convivência.
3. Sem deselegância!
Utilizar-se de grosseria não é uma opção que contribuirá para a diplomacia profissional. O importante é não deixar o sentimento de raiva lhe invadir para não perder o controle.
4. Leve o problema ao gestor
O gerente da área, mais do que ninguém, deve estar atento às singularidades de cada um. Caso identifique comportamentos em dissonância à cultura da empresa, reporte o problema sem tom de fofoca e explique os fatos para que seja tomada uma definição.
5. Não finja demência
Agir como se nada estivesse acontecendo quando na verdade esta é uma grande forma de auto sabotagem, além de fazer mal à saúde, ocasionando ansiedade e angústia. Confronte o problema, avalie a gravidade e tome uma ação para mudar.
6. O corpo fala
Tente não fazer cara de quem está desconfortável e nem deixe de olhar nos olhos da pessoa enquanto fala sobre questões relativas ao trabalho. Mostre-se imparcial diante do comportamento e das palavras que ele expressar.
7. Avalie o problema
Analise o colega que causa irritação e busque saber, com bastante cautela, se outros no trabalho também se sentem incomodados. Certifique-se que o seu ponto de vista sobre a situação tem fundamento.
8. Aceitação
As pessoas são diferentes e, portanto, vivem e pensam de maneiras contrárias. Não concordar com a maneira que as pessoas escolhem levar a vida não quer dizer que elas estão erradas. Afinal, elas podem pensar o mesmo sobre você.
9. Empatia
Muitas vezes um funcionário pode estar passando por problemas familiares ou mesmo no trabalho e, por isso, apresentar problemas de convivência. Tente descobrir o que acontece e se ofereça para ajudar caso seja necessário.