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Wolverine e Hulk surreal

12 set 2002 às 14:51
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Sam Kieth está de volta com mais um projeto da Marvel e com dois dos maiores nomes da editora norte-americana: o grandalhão Hulk e o baixinho mais invocado e adorado das HQs, Wolverine.

Kieth, que ganhou notoriedade depois de participar das primeiras edições de Sandman, juntamente com o escritor Neil Gaiman, deixou a série sobre o mundo onírico porque afirmou "se sentir como Jimmy Hendrix tocando nos Beatles". Depois disso, o autor fez uma passagem de sucesso com histórias de Wolverine. Seus desenhos, com referências surrealistas, e o estilo arrojado e experimental de sua narrativa, levaram o autor a se tornar cult entre os fãs de HQs.

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Mais tarde, Kieth se juntou à Image Comics e criou The Maxx (uma espécie de Hulk+Wolverine que vive um conflito psicológico entre duas dimensões - uma história um tanto maluca), que rendeu uma das melhores animações já produzidas. A série, que introduziu na tevê conceitos de design e HQs em um desenho animado, foi exibido pela MTV.

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Desde então, Kieth estava afastado dos super-heróis quando o editor-chefe do momento Joe Quesada (responsável pelo revival de vários personagens e alta nas vendas de diversos títulos da Marvel) convocou-o para o retorno à "Casa das Idéias".

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Em Wolverine Hulk, Logan tem um acidente aéreo e acaba se encontrando com uma garotinha, que diz precisar de ajuda para salvar seu tio. Mas a menina não só aparece de maneira estranha como conversa com o x-man de um jeito não-convencional. Mais tarde, o mutante percebe que a garota é parente de ninguém menos que o Gigante Esmeralda.


Todo mundo sabe que Sam Kieth não é especialista em roteiros e gosta bastante de brincar com o julgamento dos leitores. Talvez por inexperiência como escritor, Kieth consegue abrir arcos interessantes mas tem dificuldade em fechar suas tramas de uma forma mais linear - como se convidasse os leitores a criarem suas próprias conclusões. Isso fica evidente em The Maxx e acontece novamente aqui. A história se arrasta com algumas situações desconexas até um final bem previsível e até sobrenatural.

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Mas o forte da edição fica mesmo com sua narrativa gráfica. Tá certo que em muitos momentos seu experimentalismo beira o ridículo (sim, Kieth é mais um daqueles artistas "ame ou odeie") mas sua incursão visual no psicodelismo pesa na balança. Ele usa contornos oníricos e quebra de narrativa com humor negro e nonsense e busca sempre a mudança de ritmo e caracterização dos personagens principais (quase nunca um Wolverine se parece com o outro nas páginas da revista). O forte mesmo fica nas pin-ups: Kieth é especialista em aberturas de página e quadros sem seqüência. E nesta edição ele deixa marcas dessa genialidade.


Marvel Apresenta 1: Wolverine Hulk. Sam Kieth Edição original pela Marvel Comics e, no Brasil, lançado pela editora Panini Comics. 100 pgs. História completa. R$ 4,90.

Música+Quadrinhos: Dinosaur Jr.+Wolverine Hulk


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