Ao que parece a mania de transformar quadrinhos em filmes está bem longe de acabar em Hollywood. Desta vez, a grande notícia é a adaptação de Sin City, de Frank Miller, pelas mãos do diretor Robert Rodriguez.
Tudo começou com uma proposta pra lá de sedutora: Rodriguez (que dirigiu a trilogia de El Mariachi, como Era Uma Vez no México) produziu um curta de nove minutos sobre Sin City e apresentou a seu criador, Frank Miller. No filme, Josh Harnett (Pearl Harbour) e Marley Shelton (Dia do Terror) fizeram os papéis de dois personagens ainda não divulgados para a imprensa. De acordo com o próprio Miller, os poucos minutos na tela conseguiram levar todo o clima denso e o visual inconfundível da revista. Tanto que Miller aceitou a parceira, na co-direção, e chegou a dizer que essa será uma oportunidade de recriar o gênero policial no cinema.
Sin City narra a história de uma cidade onde a lei está mais próxima de quem pode comprá-la. Com algumas características de Las Vegas -a própria cidade norte-americana é conhecida como A Cidade do Pecado, ou Sin City, o município tem como máxima a lei do mais forte. As histórias sempre são carregadas de tabaco, no ar cínico, com garotas de perfume barato, ao som de uma música feita por um cantor miserável e com álcool em abundância.
Não há presonagens principais mas o brutamontes Marv e o fotógrafo Dwight insistiram em protagonizar alguns arcos. Aliás, o roteiro para o cinema deve trazer esses dois, já que a história é baseada em três edições, que chegaram a ser lançadas em solo tupiniquim: Sin City (Sin City - Cidade do Pecado, Editora Globo), Sin City -That Yellow Bastard (Sin City - O Assassino Amarelo, editora Pandora Books) e Sin City - The Big Fat Kill (Sin City - A Grande Matança, editora Pandora Books).
Miller, que teve uma participação fracassada no roteiro de um filme (ele ajudou a escrever Robocop 2 e 3) promete desta vez tratar a película com carinho, já que Sin City é sua maior criação, depois de Cavaleiro das Trevas, Ronin e Elektra. O autor disse que promete levar o que faz da revista algo excepcional: as sequências sempre são bem elaboradas, com cortes cinematográficos e o abuso de referências fotográficas com um sombreado incomum nas páginas em preto-e-branco.
Já Rodriguez, fã confesso de filmes policiais e western (tanto que em Era Uma Vez no México o diretor faz inúmeras referências ao cineasta italiano especialista nos famosos bangue-bagues, Sérgio Leoni), promete também transmitir toda a atmosfera noir e beatnik da revista. A produção será por conta da Troublemaker Studios, para a Dimension Films, e o restante do elenco ainda está sendo escolhido. As filmagens começam em abril, em Austin, Texas.
Essa produção também se destaca pelo fato de vir de uma editora indepedente nos Estados Unidos, algo não muito comum, já que normalmente medalhões como Superman e Homem-Aranha são os alvos preferidos de Holywood. O Corvo, da Kitchen Sink, já havia alcançado relativo sucesso, e Hellboy, da Dark Horse, que sai ainda neste semeste, vieram do chamado mercado alternativo de quadrinhos. Sin City tmabém faz parte da Dark Horse, assim como Madman, de Mike Allred, que já vendeu os direitos para uma produção cinematográfica para Rodriguez. Só que Madman deve começar a ser rodado apenas no final do ano.
Música+Quadrinhos: Motorhead+Sin City