Um dos motivos talvez seja pelo fato de que as mulheres gostam de estudar os
produtos antes de comprá-los, sobretudo se for um produto novo no mercado.
Elas leem cerca de 63% do que está escrito nas embalagens de pelo menos um
produto. Assim, há uma conexão clara entre leitura e compra. E ler leva
tempo, tempo requer espaço.
A maioria dos clientes tem verdadeira aversão ao examinar qualquer coisa
abaixo da linha da cintura, com medo de serem esbarrados por trás. Para que
isso não aconteça o ambiente de vendas precisa ter um bom espaço.
Não podemos esperar que um cliente se curve e se sinta confortável por mais
que alguns instantes. Nem deixá-los se sentindo espremidos e esperar que
eles permaneçam no local. Observe as expressões das pessoas em corredores
lotados. Depois de alguns esbarrões, elas começam a parecer aborrecidas. E
clientes irritados vão embora. Os varejistas precisam manter tudo isso em
mente ao decidir onde colocar cada produto.
Todo mundo sabe que a taxa de conversão, isto é, o número de pessoas que
entram e número dos que compram, é um indicador de desempenho vital para
empresa. Se um em cada cem clientes que entram em sua loja compram algum
tipo de produto, pode ser que seja até um bom resultado. Porém, é preciso
entender e observar porque os outros noventa e nove não estão comprando, se
é a falta de espaço, má exposição do produto, falta de informação. A taxa de
conversão mostra quão bem ou quão mal o empreendimento, como um todo, está funcionando onde mais importa: na loja.