Empresas cujos produtos têm um desempenho muito melhor que os de seus concorrentes devem chamar a atenção para esse fato oferecendo uma garantia extraordinária que os outros não possam igualar.
A rede de hotéis Hampton INN, uma das cadeias que mais cresce atualmente, atribui muito de seu sucesso a sua garantia extraordinária. Se o hóspede ficar insatisfeito, o quarto é de graça! Tudo que o hóspede tem que fazer é, após a primeira noite, dizer que está insatisfeito. O colchão é macio demais, o quarto é barulhento, e ele sai sem pagar.
Os hotéis têm um ótimo serviço e funcionários extremamente atenciosos que, por sinal, destinam parte de sua gorjeta a um fundo destinado a cobrirem despesas com os hóspedes não-pagantes. Assim, eles têm interesse pessoal em atender os hóspedes especialmente bem.
A Hampton relata que a percentagem de hóspedes que optam por não pagar é minúscula quando comparada ao crescimento do número dos que optam pela rede.
Outro exemplo interessante é de uma empresa de combate a insetos que cobra cinco vezes o preço dos seus concorrentes. Quando contratada por um restaurante, hotel ou outro estabelecimento para eliminar um problema a empresa dá as seguintes garantias:
· Arcará com o custo de qualquer outra empresa de combate a insetos caso fracasse em eliminar o problema.
· Arcará com quaisquer custos e prejuízos, caso as autoridades municipais insistam em fechar o estabelecimento.
· Arcará com os custos decorrentes de danos ou ferimentos causados a quaisquer hospedes pelos insetos a serem eliminados.
Isso sim é garantia!