Michael Dell, um jovem então com 19 anos, começou sua empreitada em 1984 enquanto ainda estudava medicina. Com apenas mil dólares tinha a ideia de vender computadores personalizados direto aos clientes, passando por cima dos canais de distribuição tradicionais, as lojas. Como diz sua celebre frase "é fácil decidir o que fazer. O difícil é decidir o que não fazer".
Não utilizar os canais normais de distribuição ia contra toda lógica do varejo. Nem sempre! A empresa vende mais de 70 milhões de dólares por dia via Internet, recebe 850 milhões de pedidos por trimestre, em seus 82 sites diferentes. Hoje em dia a DELL despacha mais de 110.000 computadores por dia para clientes em mais de 180 países.
Sua ideia deu certo e a Dell se tornou a maior empresa de distribuição de computadores. Ela desenvolve, fábrica, vende e presta assistência. Seu modelo de negócios se diferenciou de outras companhias devido ao baixo custo de operação.
Mas para surpresa da DELL em 2005 tudo mudou e o ritmo de crescimento da empresa diminuiu. A customização não era mais importante para os consumidores. Foi a partir daí que a DELL começou a construir relacionamentos com revendedores e a iniciativa começou a render frutos.
Aí você deve estar se perguntando, quantas mudanças serão necessárias para minha empresa não quebrar? Especialistas dizem que durante toda uma carreira os executivos terão que tomar em média 4 grandes decisões.