Não revele informações confidenciais: quando estamos no meio de uma
discussão ou conflito, é natural citarmos as opiniões, impressões e
afirmações de outras pessoas para fortalecer nossos argumentos. Revelar,
durante uma discussão, coisas que nos foram ditas em segredo significa trair
essa confiança. Trair a confiança de outra pessoa, durante uma discussão,
causa prejuízos duradouros à sua própria reputação e a dos seus
relacionamentos.
Não responda com a mesma moeda: muitas discussões e conflitos são causados
por imaturidade e não levam a nada. Se alguém insultar você ou colocar em
dúvida seu caráter, não responda da mesma forma. Se você responder a um
tolo, se tornará também um tolo. Desmascare os argumentos sem ofender. Se
não for receptivo, simplesmente vá embora. Deixe que a outra pessoa sofra as
consequências da própria tolice.
Nunca prolongue uma discussão: numa discussão, todos querem ter a última
palavra ou dar o golpe final. Sem lenha, o fogo se apaga; sem difamador,
acaba-se a briga. Então, use um tom de voz brando, palavras gentis para
apaziguar a tensão e o conflito. Quanto mais se atiça uma discussão, maior
ela fica e mais danos causa. Então, pare de jogar lenha na fogueira e cesse
a discussão.
Presente inesperado: dois sócios tiveram seus ânimos alterados na
apresentação de um projeto. Um deles ficou com muita raiva. No dia seguinte,
quando ele chegou no trabalho encontrou sobre a mesa um presente com um
cartão que dizia: "Desculpe, não gostei do que fiz, e você não merece".
Imediatamente sua raiva desapareceu e eles voltaram a ser amigos. Não
precisa ser necessariamente um presente, um simples bilhete ou um e-mail
com um pedido de desculpas já é o suficiente para acalmar os ânimos.