Os meios de comunicação eletrônicos revolucionaram o modo como nos relacionamos. Sete em cada dez adultos usam as redes para contatos profissionais. Até 2012, as redes sociais deverão reunir mundialmente cerca de 1 bilhão de pessoas. Mas, com todos esses recursos, o contato pessoal ainda é a chave para um networking de sucesso.
Pensando nisso, uma empresa americana criou um aparelho para encontrar pessoas com rapidez em eventos. Quando os profissionais chegam a um evento, recebem um aparelho contendo os nomes, fotos e currículos de todos os participantes. Quando o usuário fica a alguns metros de distância dos contatos selecionados por ele o equipamento emite um aviso.
Achar a pessoa certa, bater um papo e trocar cartões não é o suficiente. Precisamos deixar nosso ego de lado, nossa necessidade incontrolável de falar de nós mesmos e focar nossa atenção na pessoa que estamos conversando e tentar descobrir o maior número de informações possíveis. Pessoas que participam de organizações ou eventos apenas para tirar proveito, raramente têm sucesso.
Ao entrar em qualquer grupo, trabalhe primeiro em benefício dele. Esteja sempre disposto a ajudar outras pessoas a atingirem seus objetivos e elas o ajudarão, e o mais bacana, sem você pedir ajuda. Só assim você terá, em longo prazo, mais visibilidade e um aumento no número de clientes através de um network eficiente.