Como se assegurar de que todas as mensagens estejam no local apropriado.
Como criar cartazes que as pessoas leiam? Como criar mostruários que atendam
a todos esses clientes e como assegurar que cada perfil de clientes percorra
e deseje percorrer toda a loja?
O perfil do público de uma livraria de um shopping, por exemplo, muda a cada
período. Pela manhã, a maioria dos clientes é idosa e mães com carrinhos de
bebê. À tarde, adolescentes saindo da escola, de modo que deveria haver
livros sobre esportes, música pop e outros assuntos de interesse dessa
faixa. Após as seis, o pessoal que sai dos escritórios, com o perfil de
livros mais para negócios. Mudar o display a cada período fica difícil, mas
que tal grandes displays cilíndricos e giratórios dependendo da hora do dia
e dos livros a serem mostrados.
Uma loja tem vários públicos diferentes e deve, portanto, desempenhar
diversas funções, todas no mesmo local. Às vezes, essas funções co-existem
em perfeita harmonia, mas em alguns casos não.
Uma revenda da Harley deve acomodar homens abastados, que buscam recuperar
sua juventude comprando motos, aficionados da classe operária em busca de
peças sobressalentes e adolescentes sonhadores interessados em artigos da
moda com o logo da Harley. Perceba que, os três grupos não têm nada haver um
com o outro, e esse é o grande desafio do varejo: encontrar uma maneira de
acomodar o maior número possível de clientes e suas necessidades.