Já pensou se tudo fosse apenas preto e branco? O que seria das nossas vidas sem cores? Provavelmente, um tédio. As cores servem justamente para movimentar a rotina das pessoas, dando significado aos espaços, estimulando reações e influenciando sentimentos. Por conta disto, há alguns cuidados na hora de planejar a pintura de um ambiente, seja ele residencial ou comercial, como orienta a professora e especialista, Adriana Zanon Theophilo, docente do curso de Design de Interiores da Unopar.
Segundo a professora, o primeiro passo é consultar um profissional e explicar suas necessidades e expectativas, para que ele faça uma pesquisa e crie uma proposta criativa e coerente. "A vontade de ver movimentos, materiais, pensamentos e sensações diferentes em um projeto é desafiadora, mas a cor está sempre relacionada ao uso e isso deve ser analisado para aplicá-la corretamente à sua função".
Existem cores neutras, como branca, preta e bege, que costumam transmitir uma sensação de sofisticação e, portanto, são requisitadas em vários projetos. No entanto, para um profissional de Design de Interiores é sempre interessante e desafiador trabalhar com cores diversas, desde que ele consiga manter a coerência acima de tudo. "Temos visto em grandes eventos de decoração as cores surgindo cheias de personalidade, marcando presença, principalmente pelas graduações de magenta, verde, azul e ocre", conta a professora, apontando as tendências do momento.
Leia mais:
Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina
Saiba com que frequência lavar pijamas e roupas de cama
Sem recursos, Caixa reduz crédito para o financiamento de imóveis de até R$ 1,5 milhão
Especialista dá dicas para fugir de fraudes na compra e venda online de imóveis
Contudo, a criatividade deve alinhar-se ao equilíbrio, independentemente do tipo de espaço. Nos ambientes residenciais haverá liberdade maior com relação a texturas e estampas, e em áreas comerciais será preciso compor as cores com o negócio da empresa, atendendo as necessidades funcionais e visuais, que muitas vezes também estão associadas à marca empresarial. Mas, em qualquer projeto, a palavra-chave será sempre o equilíbrio. "Quando aplicamos cor nos objetos, paredes e móveis, devemos buscar o equilíbrio, para não parecer um espaço carnavalesco, carregado, forçando a energia do ambiente", acrescenta Adriana.