A cada ano, empresas dos segmentos de decoração, moda, cosméticos e agências de publicidade ampliam suas pesquisas e conhecimentos sobre o poder e os significados que as cores exercem no ser humano e no seu meio ambiente.
O fascínio pelas cores e seus mistérios é antigo. Um dos primeiros estudos a respeito remonta à Grécia Antiga e foi realizado pelo filósofo Aristóteles, inserindo a cor dentre as propriedades dos objetos. Goethe, escritor e pensador alemão, também se interessou pelo assunto e publicou, em 1810, a Teoria das Cores (Zur Farbenlehre). Desde então, esses elementos viraram foco de pesquisas nos mais diversos temas.
Sabe-se que as cores são capazes de transmitir sensações, tratar doenças (cromoterapia), elevar a autoestima e o bem-estar, reduzir a angústia e o stress, equilibrar ambientes e são ainda utilizadas como estratégias eficazes em algumas peças publicitárias. A psicologia da cor é aplicada para que a escolha de cada tonalidade possa despertar diferentes experiências sensoriais, como transmitir calma, leveza, aumentar ou diminuir o tamanho dos ambientes, entre outras.
Respaldada por uma minuciosa pesquisa, a Lukscolor antecipou as cores que serão tendências em 2015, exibindo 30 tonalidades inéditas, identificadas pelos estudos de várias instituições especializadas, nacionais e internacionais, além da avaliação do modo de vida contemporâneo.
Novos neutros
A paleta de tons neutros, como o cinza, por exemplo, sempre presente nos desfiles de moda e streetstyle, agora invade o mundo do décor.
Antes ocupados por variações de bege, os novos neutros chegam ao mercado com uma rica paleta de cinzas, desde o tímido cinza claro até o expressivo cinza chumbo observado com frequência em pisos e revestimentos de projetos de interiores – comum nas versões que reproduzem o "cimento queimado".
Equilíbrio entre o preto e o branco, os tons de cinza podem ser utilizados para simbolizar a neutralidade, estabilidade, sucesso, qualidade e são comumente associados aos signos de aquário e gêmeos.
Cor x personalidade: a cor cinza é a expressão inconsciente de pessoas que administram bem suas finanças. Mostra coragem frente à crise, além de expressar criatividade para vencer grandes desafios.
Aspectos esotéricos: pedra hematita - aumenta a conexão com a terra, deixando o indivíduo com os pés bem fincados no chão.
Décor: apesar de ser considerada uma cor neutra, o uso do cinza não passa despercebido nos ambientes. Essa "neutralidade" é facilmente harmonizada com outras tonalidades, gerando ambientes elegantes e em perfeito equilíbrio.