Os vereadores receberam da Prefeitura uma segunda versão do projeto de lei do Sistema Viário Básico de Londrina. A gestão de Marcelo Belinati (PP) protocolou na última quarta-feira (1º) um substitutivo à redação inicial do PL 63/23 – que, ainda ao fim de março, foi o primeiro dos oito textos complementares à Lei Geral do Plano Diretor a chegar para deliberação do parlamento.
Conforme a própria justificativa assinada pela administração Belinati, o Contorno Leste – obra prevista para conectar a PR-445 e a BR-369 – está entre os motivos para terem sido promovidas mudanças na minuta original. “Foi necessária a substituição do mapa do Sistema Viário Básico Urbano, anexo V, para constar as alterações propostas, que em grande parte, foram realizadas em razão do traçado do Contorno Leste”, escreveu o Executivo.
“Como observamos que há uma sinalização extremamente positiva e palpável da implantação Contorno Leste, até por conta das concessões [de pedágio], acabamos fazendo uma implementação na parte sudeste [do traçado] com uma macro situação viária mais eficiente, considerando que haverá um aumento de fluxo de veículos [...] Estamos falando de em torno de 5,5 mil veículos por hora”, detalhou o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Gilmar Pereira.
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Além disso, a nova versão abarcou determinados ajustes no traçado do sistema de vias estruturais. “Fizemos uma revisão total e uma compatibilização de alguns pontos. Detectamos que havia algumas não conformidades em relação ao mapa apresentado com o texto sugerido no projeto de lei”, explicou o titular do Ippul.
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