O viaduto da PR-445 que dá acesso a Irerê, distrito da zona sul de Londrina, foi completamente liberado nesta terça-feira (22), depois de 299 dias de interdições e obras em diferentes trechos da via.
A liberação desta terça foi realizada sobre o viaduto no sentido Londrina-Tamarana. A via no sentido contrário e nas marginais já havia sido liberada pelo DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) em diferentes momentos ao longo da evolução das obras.
Em 26 de setembro de 2024, após um grande volume de chuvas na região, o muro de contenção do viaduto se rompeu, derrubando terra e placas de concreto na marginal da rodovia no sentido Londrina-Tamarana e comprometendo a estrutura. Na rodovia, parte do acostamento e a defensa metálica também cederam.
CUSTO ZERO
O viaduto foi concluído no final de 2020 e a obra de recuperação foi executada pela mesma empreiteira responsável pela construção. Segundo o DER/PR, como ainda vigorava a garantia contratual, não houve novo implemento de recursos públicos.
Sob a fiscalização do DER/PR, a empreiteira realizou a implantação de sistema de drenagem, recomposição do aterro, reconstrução do muro de contenção e pavimentação da pista. A sinalização horizontal foi refeita e as lombadas – instaladas nesse meio tempo para forçar a redução de velocidade dos veículos – foram retiradas.
O QUE ACONTECEU
Em 26 de setembro de 2024, o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) registrou 17,4 mm de chuva no município, representando 28,34% do acumulado daquele mês (61,4 mm), o que superou a capacidade de drenagem e sobrecarregou a estrutura do viaduto.
À época, como primeira medida, foram realizados serviços de contenção provisória que incluíram muro de solo-cimento, cobertura de parte do aterro exposto com cimento e a colocação de lonas sobre o local, para garantir proteção contra a chuva e maior estabilidade.
Mesmo com a remoção do material que cedeu sobre a via marginal, o departamento decidiu manter o bloqueio em cima do viaduto devido aos danos na pista superior e no muro de contenção.
O trânsito foi intensamente afetado. A princípio, veículos que trafegavam de Curitiba a Londrina foram orientados a desviar pelo trevo de Guaravera, passando pela PR-538 até a Rodovia Mábio Gonçalves Palhano. No sentido contrário, a orientação foi utilizar a BR-369, por Apucarana.
No decorrer das obras de reestruturação do viaduto, o DER/PR fez operações ‘pare-e-siga’ permitindo passagem de veículos em ambos os sentidos, porém em apenas uma das vias marginais.
VIADUTO DE LERROVILLE
Também na PR-445, o DER/PR iniciou em julho a construção de um novo viaduto em Londrina, no acesso a Lerroville, dentro do contrato de duplicação da rodovia entre esse distrito e Mauá da Serra. O prazo para conclusão é até dezembro deste ano. O investimento é de R$ 20 milhões para todos os serviços adicionais.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)
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