Londrina

Transporte coletivo de Londrina apresenta crescimento de passageiros em 2025

06 nov 2025 às 15:22

O transporte coletivo de Londrina apresentou um aumento no número de passagens e passageiros em 2025, revertendo uma tendência de queda que se concretizou ao longo dos últimos anos. De acordo com dados da diretoria de Transporte da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), o aumento médio de passagens vendidas nos nove primeiros meses deste ano cresceu 1,66% no comparativo com o mesmo período de 2024. Isso representa 38.979 passagens a mais por mês.


No total, o número de passagens por mês somadas às duas áreas do sistema – área 1 atendida pela Grande Londrina e área 2 atendida pela Londrisul – saltou de 2.342.614 para 2.381.593. De janeiro a setembro, o sistema ganhou mil novos usuários por mês. O diretor de Transporte da CMTU, Fernando Porfírio, destaca que, somente em 2025, a frota londrinense ganhou 102 novos veículos, todos 100% adaptados para mobilidade e com ar-condicionado.


“Contamos hoje com uma das frotas mais novas e modernas do Brasil. Todos os ônibus possuem câmeras, wi-fi e carregadores. Vale ressaltar ainda que, apesar do aumento no valor da tarifa técnica no fim de 2024, o prefeito Tiago Amaral não alterou a tarifa para o usuário e, este ponto, também tem sido fundamental para o crescimento do uso do transporte coletivo em Londrina”, aponta Porfírio.


Londrina conta atualmente com uma frota de 384 ônibus e 141 linhas. A CMTU coleta informações diárias sobre todos os itinerários, horários e deslocamentos do sistema, além da origem e destino dos usuários.

Os dados são fundamentais para a melhoria do sistema e do atendimento aos cidadãos. Recentemente, a Companhia promoveu alterações de itinerários e horários em 110 linhas e isso resultou em 483 novas partidas por dia. Com as mudanças, o sistema do transporte coletivo de Londrina passou a atender 99% das regiões da cidade. O índice de satisfação do usuário londrinense com o transporte coletivo é de 92%.


Os usuários podem acompanhar em tempo real todas as linhas do transporte público coletivo através do site. Informações, sugestões e reclamações do sistema podem ser feitas pelo 0800-400-7020.


Reformas em rerminais 


Em 2025, o Terminal Central contou com uma revitalização completa nos acessos dos usuários, nos guichês de atendimento, ganhou novas salas de atendimento aos cidadãos, novo sistema de som, tótens informativos e uma nova central de monitoramento de câmeras. Ao todos, 550 câmeras estão instaladas nos oito terminais da cidade. 


O Terminal Central ainda recebeu nova pintura, melhorias na iluminação, duas grandes obras estruturais para evitar alagamentos e infriltrações e o espaço já conta com dois totens de autoatendimento, onde o passageiro pode fazer a recarga do Cartão Transporte, com pagamento em pix ou por cartão de crédito e débito. O autoatendimento será levado também aos terminais de bairros, que já contam com sistema de som, tótens informativos e monitoramento 24 horas. 

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