Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
2,38 mi passagens por mês

Transporte coletivo de Londrina apresenta crescimento de passageiros em 2025

Redação Bonde com assessoria de imprensa
06 nov 2025 às 15:22

Compartilhar notícia

Divulgação/ CMTU
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O transporte coletivo de Londrina apresentou um aumento no número de passagens e passageiros em 2025, revertendo uma tendência de queda que se concretizou ao longo dos últimos anos. De acordo com dados da diretoria de Transporte da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), o aumento médio de passagens vendidas nos nove primeiros meses deste ano cresceu 1,66% no comparativo com o mesmo período de 2024. Isso representa 38.979 passagens a mais por mês.


No total, o número de passagens por mês somadas às duas áreas do sistema – área 1 atendida pela Grande Londrina e área 2 atendida pela Londrisul – saltou de 2.342.614 para 2.381.593. De janeiro a setembro, o sistema ganhou mil novos usuários por mês. O diretor de Transporte da CMTU, Fernando Porfírio, destaca que, somente em 2025, a frota londrinense ganhou 102 novos veículos, todos 100% adaptados para mobilidade e com ar-condicionado.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Publicidade
Publicidade


“Contamos hoje com uma das frotas mais novas e modernas do Brasil. Todos os ônibus possuem câmeras, wi-fi e carregadores. Vale ressaltar ainda que, apesar do aumento no valor da tarifa técnica no fim de 2024, o prefeito Tiago Amaral não alterou a tarifa para o usuário e, este ponto, também tem sido fundamental para o crescimento do uso do transporte coletivo em Londrina”, aponta Porfírio.


Londrina conta atualmente com uma frota de 384 ônibus e 141 linhas. A CMTU coleta informações diárias sobre todos os itinerários, horários e deslocamentos do sistema, além da origem e destino dos usuários.

Publicidade

Os dados são fundamentais para a melhoria do sistema e do atendimento aos cidadãos. Recentemente, a Companhia promoveu alterações de itinerários e horários em 110 linhas e isso resultou em 483 novas partidas por dia. Com as mudanças, o sistema do transporte coletivo de Londrina passou a atender 99% das regiões da cidade. O índice de satisfação do usuário londrinense com o transporte coletivo é de 92%.


Os usuários podem acompanhar em tempo real todas as linhas do transporte público coletivo através do site. Informações, sugestões e reclamações do sistema podem ser feitas pelo 0800-400-7020.

Publicidade


Reformas em rerminais 


Em 2025, o Terminal Central contou com uma revitalização completa nos acessos dos usuários, nos guichês de atendimento, ganhou novas salas de atendimento aos cidadãos, novo sistema de som, tótens informativos e uma nova central de monitoramento de câmeras. Ao todos, 550 câmeras estão instaladas nos oito terminais da cidade. 

Cadastre-se em nossa newsletter


O Terminal Central ainda recebeu nova pintura, melhorias na iluminação, duas grandes obras estruturais para evitar alagamentos e infriltrações e o espaço já conta com dois totens de autoatendimento, onde o passageiro pode fazer a recarga do Cartão Transporte, com pagamento em pix ou por cartão de crédito e débito. O autoatendimento será levado também aos terminais de bairros, que já contam com sistema de som, tótens informativos e monitoramento 24 horas. 

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas