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Em Cambé

Folha Cidadania é usada como ferramenta de ensino nas escolas municipais da região de Londrina

Walkiria Vieira - Grupo Folha
26 nov 2024 às 08:30

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- Divulgação
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A finalidade social da escola é ampla. Abrange o acesso, a socialização, a apropriação e produção dos conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos - os quais possibilitam a ampliação da visão de mundo e, consequentemente mais oportunidades de ascensão social.


A busca de meios adequados para alcançar este objetivo é um dos desafios dos professores. Presente em todas as relações, a comunicação é essencial para a convivência em sociedade e, saber fazer uso dela, uma habilidade que pode ser desenvolvida e alcançada por todos. 

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Com planejamento, vontade e comprometimento, há ferramentas valiosas nesse processo. O uso do jornal impresso é um exemplo na Escola Municipal Padre José de Anchieta, em Cambé.

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Utilizada semanalmente na sala de aula, a Folha de Londrina serviu como base para a produção da Carta do Leitor. De acordo com assessora pedagógica de Língua Portuguesa do Ensino fundamental, Aline Guasti de Souza, para muitos alunos do 3º ano, o primeiro contato com um jornal físico foi esse ano. 

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"Então exploramos juntos alguns itens do jornal como: a letras, imagens, destaques, páginas de esportes, páginas sociais, os destaques da capa, a Folha Cidadania, e observamos o modo de identificar a edição e onde localizar a data, entre outras referências", detalha.

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Durante o desenvolvimento de atividades com o gênero textual Carta ao Leitor, o objetivo era que alunos do 3º ano da professora regente Daiane Tinti se apropriassem dos elementos que compõem a estrutura desse gênero, bem como utilizassem os recursos para entenderem que a escrita dos textos em estudo vão além da sala de aula, podendo ser publicados em um suporte como revista, jornal entre outros.

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Os professores relatam que foi necessário um percurso de estudo acerca do gênero textual e a culminância foi a proposta de escrita de cartas para uma possível publicação. Para tanto, os estudantes entenderam as diferenças entre uma carta pessoal e uma carta ao leitor.

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A carta ao leitor é um gênero textual argumentativo e expositivo curto, que possibilita ao leitor apresentar a sua opinião. Os alunos entenderam que o modelo deve seguir a norma culta, apresentando argumentos coerentes e respeitosos.


"Ficou claro o que há em comum entre elas. Estudamos e lemos diversas cartas do leitor e começamos a estruturar cartas: primeiro usando o método de fazer coletivamente e logo em seguida fazendo de maneira individual. Elaboramos diversas cartas oralmente e produções escritas", explica a professora.

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O desenvolvimento do estudo do gênero se deu de várias maneiras, onde foi possível explorar com os alunos as características específicas do texto, atividades de compreensão e interpretação, elementos composicionais, entre outros. Os alunos amaram a Folha Cidadania, e principalmente a coluna Leiturinha. Gostaram muito das charges e tirinhas", recorda Tinti.


Os pequenos aprenderam também que ao escrever uma carta é preciso clareza e concisão: manter a mensagem clara e direta, evitar desvios prolongados ou informações desnecessárias que possam confundir o destinatário. E principalmente ter adequação ao público e ao propósito, pois a carta ao leitor, deve ter o tom e o estilo da carta ao destinatário e ao contexto da mensagem.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


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Folha Cidadania é ferramenta de ensino nas escolas municipais
Produção a partir de gêneros textuais como carta ao leitor, charges e tirinhas apoiam o desenvolvimento de alunos em Cambé
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