Uma Comissão Investigadora do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V), coordenada pelo Tenente-Coronel Aviador Max Adolfo Nardes, se reuniu em Londrina no início de março para tratar da investigação do acidente com a aeronave Air Tractor AT 401, matrícula PT-WFX, que vitimou seis pessoas, no dia 20 de janeiro desse ano.
O grupo de trabalho é formado por dois investigadores do SERIPA V; um engenheiro do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial); um médico e três psicólogas, sendo duas do CINDACTA II (Segundo Centro integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), e uma do SERIPA IV (SP).
Segundo o coordenador, Tenente-Coronel Nardes, o trabalho da Comissão é exclusivamente dedicado à prevenção de acidentes aeronáuticos. "Não estamos atrás de culpados. Queremos saber quais os fatores contribuintes, que direta ou indiretamente, influenciaram no acidente. A descoberta de falhas ou erros são ensinamentos que podem evitar outras ocorrências de mesma natureza no futuro. Para buscar o resultado, nossa equipe possui experiência e está focada", afirma o coordenador.
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Para entender as condições técnicas da aeronave, o clima organizacional da empresa e o tipo de treinamento do piloto, a comissão analisa os fatores material, humano e operacional, além de outros aspectos julgados relevantes para a investigação. Além de conhecer o tipo de aeronave, os especialistas são credenciados pelo SIPAER (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), com a certificação do CENIPA, órgão nacional investigador.
A comissão entrevistou o piloto, diretores da empresa, chefe de manutenção e o gerente de segurança operacional da empresa, para construir o cenário investigativo. Foram verificados os exames laboratoriais e os registros do prontuário médico, do Hospital Universitário de Londrina, que prestou atendimento logo após o acidente. Também foi realizada a abertura, a análise e o teste do motor, bem como o exame da documentação técnica da aeronave e os procedimentos operacionais.
Quanto à conclusão do relatório final, a investigação SIPAER não trabalha com prazos definidos. O processo investigatório depende da complexidade do acidente. Porém, se houver alguma não conformidade, a mesma é notificada imediatamente como recomendação de segurança expressa aos órgãos responsáveis para que façam a correção dos procedimentos.
O acidente ocorreu logo após a decolagem da aeronave, que apresentou suspeita de falha de motor, perdeu sustentação, não conseguindo retornar a pista, tendo colidido com um veículo que trafegava na rodovia João Carlos Strass.