Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Promessa

Empresas e governo descumprem programa de reflorestamento

Agência Estado
28 jun 2010 às 15:32

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O chamado marketing verde prolifera no País. Sob a bandeira da compensação ambiental, empresas e governos anunciam o plantio de milhões de árvores. Cumprir o prometido é outra história. O caso da prefeitura do Rio, que se comprometeu a reflorestar 40 hectares nos Jogos Pan-Americanos e não plantou uma semente sequer, é um exemplo de como essas iniciativas podem nascer e morrer no papel.

Anunciado pela prefeitura do Rio, o plantio de 100 mil mudas de Mata Atlântica tinha o objetivo de compensar as emissões de CO2 geradas pela realização do Pan. Segundo inventário da Coppe/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a plantação ocorreria entre o Parque da Pedra Branca e a Floresta Nacional da Tijuca. O projeto – orçado em R$ 2 milhões – consta no site do governo do Rio para a promoção da Olimpíada de 2016 como iniciativa de sucesso.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Fizemos o estudo, entregamos nossa parte, mas as mudas não foram plantadas", diz o pesquisador Luciano Bastos, membro da Coppe responsável pelo projeto. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente diz que o plantio não ocorreu porque a Petrobrás, que seria parceira no projeto, "declinou". Ao ver que a plantação não vingaria, a Coppe, responsável por centralizar os recursos, devolveu à Petrobrás R$ 491 mil. A Petrobrás afirma que "aguarda a definição da prefeitura e do governo de um novo cronograma para realizar a ação".

Leia mais:

Imagem de destaque
Pela primeira vez

IDR Paraná e parceiros realizam Show Rural Agroecológico de Inverno

Imagem de destaque
Tradição interrompida

Quebra de safra obriga Santo Antônio da Platina a cancelar Festa do Milho

Imagem de destaque
Redução de 40%

Paraná: queda no preço de painel solar estimula energia renovável no campo

Imagem de destaque
No Parque Ney Braga

AgroBIT Brasil 2022 traz amanhã soluções tecnológicas para o agronegócio


Em 2009, quando a cidade do Rio foi escolhida sede da Olimpíada, a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, anunciou: "Até 2016 vamos neutralizar a emissão de gases com a plantação de 24 milhões de mudas." Nove meses depois, o projeto não andou. O governo diz que precisa mapear áreas aptas para reflorestamento e fazer levantamento dos viveiros. "Todos fazem esse blá-blá-blá verde, mas não existem mudas nem sementes no mercado para isso tudo", afirma Telmo Borges, engenheiro florestal da superintendência de Biodiversidade da secretaria.

Publicidade


Queixas.


Há ainda casos em que a propaganda ambiental é interpretada como enganosa, como ocorreu com a Rede Ipiranga, que teve recomendação para alterar um filme publicitário após queixa de consumidores.
A Ipiranga prometia "neutralizar todo o gás carbônico que o combustível de seu carro lança na atmosfera". Ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, consumidores alegaram que a propaganda era "enganosa e deseducativa, ao alimentar a ideia de que é possível queimar petróleo sem emitir CO2".


Em nota, a Ipiranga informou que plantou 130 mil mudas de caroba, ipê-amarelo, pitangueira e seringueira. O número reduzido de espécies foi alvo de críticas. "Não há projeto sério de compensação com monocultura. Para atingir a compensação deve-se ter no mínimo 80 espécies diferentes", afirma o engenheiro Francisco Maciel.

Segunda maior mineradora do mundo, a Vale anunciou em 2007 o plantio de 346 milhões de árvores até 2010. Na ocasião, informou que se tratava do "maior projeto de revegetação e preservação ambiental da América LatinaApós alguns meses, o prazo foi revisto para 2015. Até agora, 25 milhões de mudas foram plantadas (7% do total). Segundo a Vale, a meta para 2015 está mantida.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo