Mesmo com os entraves que vieram à tona nas últimas semanas, o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), órgão da FAB (Força Aérea Brasileira), confirmou em nota à FOLHA que o ILS (Instrument Landing System, ou Sistema de Pouso por Instrumentos) do Aeroporto de Londrina estará homologado e operando até 10 de dezembro, data em que o município completa 91 anos.
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A data vem sendo divulgada há meses, mas ainda há desafios a serem superados. Um deles diz respeito à infraestrutura do próprio aeroporto. Em nota técnica, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) apontou pendências e emitiu parecer desfavorável.
“Essa avaliação envolve verificar se todo o conjunto da infraestrutura atende aos requisitos de segurança estabelecidos para esse tipo de operação. No caso, foi constatado que a infraestrutura disponível não atende aos requisitos necessários para esse tipo de operação, sendo necessários ajustes para a autorização dessas operações”, explica a agência.
Por outro lado, o ALS (Approach Lighting System, ou Sistema de Luzes de Aproximação), que integra o ILS juntamente com as antenas de Localizer e Glide Slope, foi considerado adequado pela Anac.
“O Decea fará a homologação dos equipamentos, ou seja, aferição e testes. Então, [o ILS] estará apto a ser utilizado pelas tripulações, desde que não haja a restrição do NOTAM [Notice to Airmen, ou Aviso aos Aviadores], que está vigente até 24 de fevereiro de 2026. A outra homologação é da Anac, que fiscaliza e homologa a infraestrutura aeroportuária, que são os requisitos mínimos”, afirma Moisés Dornelles, especialista em segurança de voo pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).
Ele pontua que o NOTAM pode ser revisto a qualquer momento, o que permitiria a entrada em operação antes desse prazo.
DATA CONFIRMADA
Em nota, o Decea reafirma que o ILS estará homologado, após os voos de inspeção do GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo), e operacional no dia 10 de dezembro, conforme o cronograma divulgado pela Aeronáutica.
“O ILS é um sistema eletrônico que auxilia aeronaves em procedimentos de aproximação e pouso, especialmente em condições meteorológicas adversas, aumentando a segurança operacional e assegurando maior regularidade dos voos”, diz o Decea. “Desta forma, estão mantidas todas as previsões das fases de montagem, testes e inauguração do equipamento, conforme cronograma divulgado anteriormente.”
Procurada, a administração do aeroporto de Londrina afirmou que “todas as etapas sob sua responsabilidade para a instalação do ILS estão dentro do prazo estabelecido no contrato de concessão”.
Entre as entidades da sociedade civil organizada, a avaliação é de que o ILS deve reduzir cancelamentos e atrasos de voos, problemas que prejudicam tanto passageiros quanto empresas. A maior previsibilidade operacional proporcionada pelo sistema também é vista como um fator capaz de atrair investimentos, ampliando oportunidades de negócios e geração de empregos.