O mercado de carros seminovos e usados cresceu em 2021, devido aos quase dois anos de pandemia da Covid-19. A falta de insumos, como ferro e borracha, gerou uma drástica redução na produção de carros zero, o que levou ao aumento pela procura de seminovos e usados.
Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), em 2021 foram comercializados cerca de 11,2 milhões de automóveis, em uma margem de 5,7 veículos usados para cada veículo leve zero-quilômetro.
Como em todo comércio, quando há aumento na procura e redução de oferta, o preço tende a subir. A tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), usada como base para negociar veículos, apresentou uma média de 30% de aumento em 2021.
Leia mais:
Encontro de carros antigos e rebaixados acontece neste domingo em Londrina
Vai viajar no fim do ano? Veja itens obrigatórios e essenciais para uma viagem tranquila
Motocicletas se multiplicam sob o olhar mais atento da política
Acidentes com motos sobrecarregam o SUS e levam a perda de mobilidade, amputação e dor crônica
Por esta razão, é preciso ter todo o cuidado ao comprar um seminovo, para evitar futuras dores de cabeça, já que uma boa quantia de dinheiro será gasta na aquisição de um novo veículo.
“Existem alguns pontos que todo mundo deve observar antes de comprar um veículo usado, pois qualquer vacilo ou desatenção pode amarrar o cliente com um produto que só vai dar problema”, ressalta Rodrigo Dal Bello, diretor executivo de uma plataforma inteligente de gestão de veículos voltada para revendedoras e que já avaliou mais de 87 mil veículos.
Como nem todos os brasileiros são experts em negócios de veículos, Dal Bello elenca cinco dicas fundamentais na hora de buscar um seminovo.
Verifique o automóvel com cuidado
Achar um seminovo do jeito que você quer pode ser uma tarefa difícil e
levar tempo. Isso pode fazer com que o cuidado ao avaliar o automóvel
seja deixado de lado. Verifique a pintura, se existem marcas de
possíveis batidas, a quilometragem (carros com quilometragem muito alta
podem ser um problema), a parte mecânica, a conservação do interior do
carro e se todas as funcionalidades, como ignição, parte elétrica e
multimídia, estão em perfeito estado.
Leve a um mecânico de confiança
Pode
ser que você não tenha todo o conhecimento necessário para avaliar o
seminovo. Por isso é sempre indicado que, se possível, leve junto um
mecânico de sua confiança ou alguém que tenha bastante conhecimento
sobre carro para te auxiliar na avaliação do veículo. Assim, você
garante que qualquer problema que possa passar despercebido seja notado.
Faça um 'test drive'
Não tenha vergonha de pedir para testar o veículo. É fundamental que você se sinta à vontade ao dirigir o carro, afinal de contas, você fará um bom investimento naquele bem.
Aproveite o "test drive" para avaliar
também as funcionalidades. É a melhor maneira de ter uma impressão mais
ampla sobre o veículo.
Cheque a documentação e procedência do veículo
Evite
surpresas ao comprar. Peça para ver os comprovantes de
negativação de multas passadas, pagamento de IPVA (Imposto sobre
Propriedade de Veículos Automotores), licenciamento e até mesmo o
histórico de revisões. Nunca compre automóveis de procedência duvidosa.
Procure lojas de revendas de confiança
Dal
Bello ressalta que é fundamental formalizar negócios com lojas e
comerciantes com bom histórico de mercado. Isso certamente vai garantir
que todos os itens acima sejam previamente checados quando a loja
adquirir o veículo para a venda.
Foi, inclusive, a necessidade
de facilitar a conexão entre cliente e vendedor que levou à criação do
Autoconf. A plataforma tem funcionalidades que vão desde o gerenciamento
do produto, antes mesmo dele entrar em estoque, até a sua
disponibilidade para a retirada do cliente.
O sistema permite uma
exaustiva avaliação do veículo com base em Inteligência artificial, a
partir de uma visão de 360º que possibilita tanto o rastreamento como a
validação de cada um dos serviços e inspeções que aquele automóvel
passou antes de ser vendido.
“É
uma segurança para o cliente e, também, para o vendedor, que vai sempre
saber o tipo de produto que está oferecendo em sua revenda”, encerra Dal
Bello.