Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Jipe urbano

Novo Duster mantém ar robusto, mas fica mais confortável para a cidade

Folhapress
10 mar 2020 às 09:22
- Divulgação / Renault
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em 2011, quando o Renault Duster chegou ao mercado, o segmento de utilitários compactos se limitava a Ford EcoSport e Citröen Aircross. Nove anos depois, chegou a hora de mudar para encarar uma nova realidade, composta por 12 concorrentes.

O número de rivais é uma conta da própria Renault, que lança a segunda geração de seu SUV com preço a partir de R$ 71.790, sempre equipado com motor 1.6 flex (120 cv).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mexer na área envidraçada é uma das intervenções mais caras nos projetos automotivos, e a Renault não economizou. O para-brisa está mais inclinado e as janelas, mais estreitas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Facilidade

Motoristas podem rebaixar categoria da CNH sem necessidade de emitir uma nova no Paraná

Imagem de destaque
732 mil beneficiados

Paraná encaminha projeto de lei para isentar de IPVA motos de até 170 cilindradas

Imagem de destaque
Evite 'dor de cabeça'

"Bateram no meu carro, e agora?": especialista dá dicas de como agir em caso de acidentes

Imagem de destaque
Saiba mais

Chevrolet Equinox elétrico chega ao Brasil e busca espaço entre SUVs premium


Vincent Pedretti, chefe de design da Renault do Brasil, diz que, apesar das mudanças, o objetivo da montadora foi manter o DNA do Duster, reconhecido por ser um carro robusto.

Publicidade


A evolução do acabamento deu ares mais urbanos ao jipinho, que agora parece um autêntico carro francês por dentro. Há forrações em dois tons e detalhes de tecido sintético na cabine, soluções adotadas pelas conterrâneas Peugeot e Citroën.


Divulgação / Renault
Divulgação / Renault


O bom espaço para ocupantes e bagagens foi preservado na linha 2021: o porta-malas tem 475 litros de capacidade.

Publicidade


A versão topo de linha Iconic (R$ 87.490) foi avaliada em circuito urbano, e a primeira manobra já mostrou o quanto o Duster evoluiu. A direção pesada de antes foi substituída por um sistema elétrico, e a mágica se fez. Agora é possível girar o volante com a ponta dos dedos.


Mas não há maçã encantada que faça o motor 1.6 dar ao novo Duster um desempenho arrebatador. Há potência suficiente para o uso cotidiano, mas sem qualquer vocação esportiva na versão equipada com câmbio automático do tipo CVT, que simula seis marchas. Em um futuro não muito distante, haverá opções com o novo 1.3 turbo (aproximadamente 160 cv) disponível no mercado europeu.

Publicidade


Divulgação / Renault
Divulgação / Renault


A lista de equipamentos da versão mais cara faz o motorista esquecer da força limitada. Os sensores de ponto cego indicam que há algum carro ou moto perigosamente próximos, o que evita mudanças de faixa no momento errado.


Ao engatar a ré para estacionar, quatro câmeras criam o efeito 360 graus. É como se um drone enviasse imagens aéreas do carro e as projetasse na tela.

Embora todas as opções sejam equipadas com ar-condicionado e alarme, não há airbags laterais. Essa é a grande falha do Duster 2021 nacional: o equipamento de segurança é item de série do modelo vendido na França.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo