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Valor de cruzeiro pode dobrar até a saída do navio

Redação Bonde
16 jul 2010 às 12:26

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- Reprodução
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Quem quer viajar de navio na temporada 2010/2011, mas ainda não foi atrás de um pacote, já está atrasado, inclusive para aproveitar as promoções que são realizadas pelo setor.

De acordo com o presidente da Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), Ricardo Amaral, o planejamento das empresas começa dois anos antes de os pacotes começarem a ser oferecidos, sendo que o lançamento destes pacotes ocorre com um ano de antecedência. Isso quer dizer que, se você está a bordo de um navio, já consegue adquirir a viagem do próximo ano.

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"De um ano para o outro, a viagem já está à venda. Junto com ela, chegam as promoções, o que é uma grande sacada do setor. O valor da viagem pode mais que dobrar até a saída do cruzeiro", disse Amaral, a respeito do movimento dos preços durante uma temporada.

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Em relação ao prazo das promoções que são realizadas, ele disse que varia de acordo com a demanda. "Se a procura é alta, as empresas tiram as promoções", afirmou. Em relação à oferta, para este ano, ela está 36% maior do que a do ano passado.

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Compra com antecedência


A dica geral para quem quer viajar é comprar com antecedência, o que garante a cabine desejada. Mas e se surgir uma promoção no meio do caminho? De acordo com Amaral, o turista pode dizer que comprou antes e acabou sendo penalizado com a promoção e, se não resolver, pode ser possível cancelar a reserva e fazer a compra novamente.

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Isso porque, segundo o presidente da Abremar, se a pessoa comprar com antecedência e acontecer algum imprevisto que a impeça de viajar, existe um prazo de cancelamento em que ela pode pedir todo o dinheiro de volta. Fique atento a isso no contrato. "Existe ainda a possibilidade, em algumas empresas, de troca da data", ressaltou.


Para quem não conseguir aproveitar as promoções, ainda é possível ter outros tipos de vantagens. "Tem muita coisa que pode ser feita que impacta no preço da cabine. Não é só no preço que está a vantagem, mas no câmbio e no desconto para um outro hóspede, por exemplo", ponderou Amaral.

Mas, antes de aderir a qualquer tipo de vantagem, confira com cuidado o material promocional e o contrato. Além disso, procure um agente autorizado e que seja especializado em cruzeiros marítimos, o qual ajuda os turistas a fazer a melhor escolha. (As informações são do Infomoney)


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