Operadoras de viagem da Jordânia, Egito e Palestina estiveram entre os expositores internacionais da Feira das Américas, do setor de turismo, que terminou na última sexta-feira (23), no Rio de Janeiro. O objetivo da participação foi promover seus destinos entre as agências brasileiras de viagem. "Os estandes dessas operadoras tiveram uma boa procura", afirmou o responsável pelo Comitê de Turismo da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Adel Auada.
De acordo com ele, a feira, organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), foi um sucesso absoluto em número de profissionais, agentes, operadoras, expositores e visitantes.
O estande da Jordânia, com 25 metros quadrados, foi um dos que mais chama atenção. Painéis de fotos e doces árabes são servidos na tenda árabe montada pela representante no Brasil do Conselho de Turismo da Jordânia (JTB, da sigla em inglês), Gisele Abrahao. Além dela, estão três operadoras de viagem da Jordânia: Karma House, La Beduina e Dakkak Tours.
"Muitos agentes de viagem e a mídia em geral nos procuraram no estande, querendo saber mais informações sobre a Jordânia", disse Gisele, que também está acompanhada do diretor de Marketing do JTB, Anwar Atalla. De acordo com ela, a presença do diretor vai ajudar o Conselho de Turismo a entender e conhecer melhor o público brasileiro.
Segundo Auada, a Jordânia está na mídia por causa da novela da TV Globo "Viver a Vida". O ator e galã da novela, Thiago Lacerda, chegou a visitar o estande e participou de uma coletiva de imprensa. "Foi ótimo. Ele falou da Jordânia de uma maneira apaixonante", afirmou Gisele. Além de contar sobre as filmagens, o ator falou da hospitalidade do povo jordaniano e da culinária árabe. "Ele falou super bem dos lugares", acrescentou Gisele.
Na coletiva, quando Lacerda foi questionado sobre qual lugar é imperdível na Jordânia, ele citou Petra, Amã, Mar Morto, Aqabah. Segundo Gisele, o ator afirmou que não era possível citar um lugar, pois todos são imperdíveis.
Em setembro, a representante da JTB também esteve no Encontro Comercial da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), realizado em São Paulo, para promover o país árabe no Brasil. Segundo ela, o próximo passo é divulgar o evento Jordan Travel Market, feira de turismo na Jordânia, para as agências brasileiras. "Nos últimos anos, mais de 30% das empresas da América do Sul que participaram eram brasileiras", disse Gisele.
Segundo dados do JTB, no ano passado, 7,1 milhões de turistas desembarcaram na Jordânia, o que representou um aumento de 8,8% em relação a 2007. A Feira das Américas tem mil expositores e espera receber 27 mil profissionais.