O Destino Iguaçu se destacou na Feira Internacional de Turismo das Américas (FITA), na Cidade do México e o estande foi um dos mais procurados por autoridades locais, agentes de viagens, operadores de turismo e jornalistas.
Foz do Iguaçu foi representada pela Secretaria de Turismo e contou também com a presença do secretário, Felipe Gonzalez, que trouxe a noticia da estreia da nova rota da LAN, ligando Cidade do México – Lima (Peru) – Iguaçu. A conexão é imediata para a Terra das Cataratas. Já a TAM iniciará, a partir do dia 30 de outubro, uma nova rota direta entre a capital mexicana e São Paulo, com possibilidade de conexão imediata para Foz do Iguaçu.
Os dois voos são vistos como uma grande oportunidade para alavancar o fluxo de turistas.
Leia mais:
Arquiteto prepara guia para pergolados e gazebos dos sonhos
Sete aplicativos gratuitos que todo viajante precisa ter
Vai viajar? Saiba as regras de cada companhia aérea para as bagagens
Especialista dá dicas para ter uma viagem com muitas recordações e poucas dívidas
De acordo com dados da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em 2010, 67 mil visitantes do México vieram ao país e segundo estatística do Instituto Chico Mendes/Parque Nacional do Iguaçu, 3.930 turistas do México visitaram as Cataratas do Iguaçu em 2010.
O famtour (viagem de conhecimento) vai trazer 7 operadores internacionais e 4 jornalistas com o objetivo de apresentar aos profissionais a infraestrutura de turismo de eventos, negócios e lazer, a fim de fortalecer o número de turistas mexicanos que vem visitar a Terra das Cataratas.
Segundo Felipe Gonzalez a vinda dos profissionais foi confirmada pelo presidente do "Comitê Visite o Brasil" da Embaixada Brasileira na Cidade do México, Renato Rocha, que acompanhará o grupo no Brasil, entre os dias 19 e 25 de outubro. "As duas novas opções aéreas facilitam a ligação entre os dois países, que antes ocorriam através de portões de entrada da América do Sul, como Buenos Aires, Lima e Assunção", explica o secretário.
Gestão Integrada
De olho neste mercado, a Secretaria Municipal de Turismo, dentro da Gestão Integrada do Turismo, vem promovendo ações no México desde 2010. Ano passado, a estratégia "Foz do Iguaçu – Destino do Mundo" foi divulgada na 1ª FITA. Neste ano, em março, também houve divulgação do destino na XIII Feira Turística Expo Mayoristas, realizada na Cidade do México, Puebla e Mérida. O evento, em formato Roadshow, proporcionou apresentações dos produtos, serviços e infraestrutura de Foz do Iguaçu para os agentes daquele país.
Neste ano, novamente, o Destino Iguaçu foi representado na FITA, entre os dias 21 a 25 de setembro. A segunda edição reuniu 15 mil visitantes entre público e profissionais do setor. A Terra das Cataratas foi contemplada com uma apresentação na feira para 50 pessoas, entre operadores, agentes de viagens e jornalistas. O stand do Brasil, onde estava representado o destino, foi bastante procurado pela imprensa mexicana. O secretário de Turismo concedeu entrevistas para jornais, emissoras de rádios e televisão. "A divulgação do Destino Iguaçu vai aumentar a demanda que já existe", acredita Gonzalez.