Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Paisagens virtuais

YouTube divulga destinos turísticos do Brasil

Agência Anba
09 mar 2010 às 11:40

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Embratur e o Google lançaram uma ferramenta inédita para promoção turística do Brasil no exterior. Um canal exclusivo no site YouTube traz vídeos de diversos destinos turísticos brasileiros, além de depoimentos de turistas estrangeiros e celebridades nacionais falando sobre o país.

"Nós queremos o mundo, os que nos visitaram, falando dessa nossa experiência", declarou Jeanine Pires, presidente da Embratur, durante a entrevista coletiva de lançamento da ferramenta, realizada hoje, em São Paulo. "Nós vendemos experiências, não vendemos produtos tangíveis", disse Jeanine, ao explicar a decisão de associar os vídeos com imagens das localidades ao relato de visitantes e pessoas famosas sobre o Brasil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entre as celebridades participantes estão, por exemplo, o tenista Gustavo Kuerten e a apresentadora da Rede Globo Maria Paula.

Leia mais:

Imagem de destaque
Primevera chegou!

Conheça quais são as cidades brasileiras que são excelentes destinos durante a primavera

Imagem de destaque
Semana comemorativa

Saiba quais são os principais teatros brasileiros; conheça!

Imagem de destaque
Vida nas estradas

Mochilar pelo Brasil: confira dicas preciosas e se jogue na estrada

Imagem de destaque
Formosa

Berço das águas e ecoturismo no entorno de Brasília; conheça!


Os vídeos, narrados em português ou inglês, trazem legendas em 68 idiomas, inclusive o árabe. Inicialmente, já estão disponíveis as gravações sobre 88 locais, mas devem chegar a cerca de 280, número de destinos turísticos promovidos pela Embratur no exterior.

Publicidade


Outra atração da ferramenta é sua associação com o Google Maps. Enquanto o internauta assiste ao vídeo sobre uma determinada cidade ou estado brasileiro, o site indica sua posição geográfica no mapa do país.


O Google levou seis meses para produzir este projeto com exclusividade para a Embratur. Ainda no primeiro semestre deste ano, os internautas poderão adicionar seus próprios vídeos e depoimentos.

Publicidade


De acordo com dados da Embratur, 27,6% dos turistas estrangeiros que vieram ao Brasil em 2008 utilizaram a Internet como principal fonte de informação para a viagem.


Jeanine não revelou o valor investido na ferramenta, que destacou ser parte de uma estratégia maior de divulgação do Brasil no exterior. "É fruto da necessidade que identificamos sobre o que o turista precisa para visitar o Brasil."

Publicidade


No entanto, ela afirmou que 30% do investimento em publicidade realizado pela Embratur é destinado à comunicação digital.


"Essa experiência é, do ponto de vista turístico, um case mundial", ressaltou a presidente da Embratur, acrescentando que outros países já entraram em contato com o Google para pedir uma ferramenta semelhante.

Publicidade


Segundo Jaderson Alencar, gerente de Marketing da Embratur e responsável pelo projeto, haverá uma "divulgação massiva" do site, com sua inclusão em todas as redes sociais pertencentes ao Google, por exemplo, e seu envio para uma lista com mais de 400 mil nomes de pessoas relacionadas ao setor turístico, entre outras ações.


Participaram ainda da entrevista coletiva o diretor geral do Google Brasil, Alex Dias, e o diretor da área de Turismo do Google, Jorge Dib.

Para conhecer a nova ferramenta, basta acessar o site www.youtube.com/visitbrasil.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo