Quando um turista deixa a cidade que visitou, entre suas recordações estão sempre os pontos turísticos e as comidas regionais experimentadas. A gastronomia é uma das manifestações culturais mais expressivas de um povo e, por isso, passou a ser tratada como patrimônio cultural, capaz de se vincular à história de um lugar. Cada vez mais, esse segmento vem tomando lugar de destaque, uma vez que não oferece apenas alternativas de lazer e entretenimento, como também se beneficia do fluxo turístico que se cria em torno de roteiros e destinos.
O bairro de Santa Felicidade é conhecido pela farta comida italiana.
O agente de turismo Robespierre Del-Secchi, do Rio de Janeiro, está em Curitiba com as filhas Raysa e Rafaelli para passar as férias. Esta não é a primeira vez que visitam a cidade. Quando estão aqui, eles garantem que usufruem com prazer os sabores que a cidade oferece. ''Das lembranças que temos daqui, 50% delas estão relacionadas à comida'', diz a estudante Rafaelli. E isso não reflete apenas o que eles consomem em restaurantes. A família gosta de ir ao mercado e apreciar a variedade de verduras frescas existentes aqui. ''Há muitos produtos orgânicos. Lá no Rio é quase tudo congelado. Aqui compramos pronto para o consumo'', afirma Del-Secchi. Outro produto que chama a atenção deles são os pães caseiros. ''O pessoal faz pão em casa. É uma delícia'', diz Raysa.
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Já a pedagoga Andreia Rocha e o empresário Paulo Sérgio Rodrigues, de Campo Grande (MS), relacionam Curitiba com o bairro de Santa Felicidade, conhecido pela farta gastronomia italiana. ''São muitos rodízios de carne e diversidade de massas'', diz Andreia.
Foi pensando nesse segmento tentador que o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) criaram o projeto ''Caminhos do Sabor'', que pretende melhorar a competitividade de 65 destinos turísticos do País, valorizando a culinária local.
No Paraná, Curitiba foi um dos destinos escolhidos para receber os investimentos, ao lado de Paranaguá, Ilha do Mel e Foz do Iguaçu, que juntos estão recebendo cerca de R$ 900 mil em consultoria e treinamento de mão de obra.
De acordo com o diretor executivo da Abrasel-PR, Luciano Bartolomeu, o projeto será desenvolvido em cinco etapas, que englobam desde o envolvimento das lideranças locais, a realização de pesquisas e planos de ação, até o desenvolvimento empresarial para atender às expectativas dos turistas. ''A pesquisa é uma das grandes contribuições do projeto, pois define as prioridades e as expectativas de turistas, consumidores locais e empresários do setor'', avalia Bartolomeu.
Segundo ele, foram entrevistadas 300 pessoas, entre turistas, consumidores locais, empresários do setor e o grupo responsável pela implantação do projeto na cidade. A pesquisa gerou um diagnóstico que ressalta a importância da gastronomia como produto turístico. ''Ela foi a terceira atração curitibana mais apontada por esses entrevistados, depois do patrimônio histórico e dos parques'', revela o diretor.
Outro ponto revelado pela pesquisa foi o maior número de pessoas que buscam Curitiba pelo lazer. ''A cidade sempre apresentou um turismo essencialmente de negócios e isso está mudando. É um ponto muito positivo porque, como lazer, enfrentamos a concorrência do Litoral'', avalia Bartolomeu.
Segundo ele, a falta de higiene nos estabelecimentos gastronômicos da cidade foi o problema apontado pela maioria dos entrevistados. Como pontos positivos foram levantados a diversidade gastronômica encontrada na cidade e o preço competitivo, considerado mais baixo do que em outras capitais.
Esses são dados que permitem traçar um plano de trabalho de melhoria e valorização do setor. ''Com essas informações nas mãos, o projeto vai selecionar cerca de 40 estabelecimentos para aplicar um plano de ação que pretende priorizar as expectativas que a pesquisa detectou'', explica Bartolomeu.
A etapa de desenvolvimento empresarial será estruturada em torno de cursos sobre atendimento, segurança dos alimentos, gestão, tradução de cardápios, consultoria para o aprimoramento da capacidade empresarial e análise de indicadores financeiros do negócio. ''O trabalho vai ser focado principalmente na higiene e segurança dos alimentos, que foram destacados como pontos mais importantes pelo levantamento. Esse é o Calcanhar de Aquiles do setor'', acrescenta Luciano Bartolomeu. (Colaborou Diogo Cavazotti/Equipe da Folha).
Pesquisa traça perfil do turista em Curitiba
O carioca Robespierre com o primo Fábio e as filhas Raysa e Rafaelli: cidade tem alimentos frescos e grande variedade de pães.
Dos turistas brasileiros que visitam Curitiba, 25,4% deles vêm de São Paulo, 23,8% do Paraná e 14,2% de Santa Catarina. A pesquisa também encontrou turistas do Paraguai, Suíça e França.
Dos entrevistados, 37,3% estavam pela primeira vez na cidade, enquanto 22,3% retornavam à Capital e outros 16,4% já estiveram na cidade por três vezes. Aproximadamente 68,6% dos entrevistados visitaram a cidade para lazer, enquanto apenas 22,3% estavam a negócios ou a trabalho. Os principais atrativos apontados foram o turismo cultural/histórico (76%), turismo ecológico (35,8%) e gastronomia local (13,4%).
Entre os pontos positivos apontados, destacam-se os parques, a limpeza e a preservação, o transporte e o patrimônio histórico. Já entre os negativos, estão a violência, a falta de receptividade do curitibano e a desigualdade social.
Entre os turistas entrevistados, 59,7% estiveram em algum estabelecimento gastronômico entre duas a três vezes, enquanto 20,9% já haviam estado nos bares e restaurantes da cidade entre quatro e cinco vezes. Higiene, atendimento e preço são os principais atributos de escolha desses locais em Curitiba.
O que eles esperam do projeto
Glória Maria Vargas sente no dia a dia a estreita ligação entre gastronomia e turismo. Uma das proprietárias da Casa Lilás, que une arte e sabor, ela recebe turistas frequentemente. ''Como estamos localizados no Centro Histórico, que é um ponto turístico, e servimos o Barreado, prato típico do Paraná, atraímos muitos turistas'', conta.
O estabelecimento de Glória é um dos selecionados para o plano de ação do ''Caminhos do Sabor''. Ela espera que com os investimentos do projeto poderá suprir a necessidade que sente na gestão do negócio. ''Acho que um dos nossos pontos fracos é com relação ao preparo da mão de obra e os manuais de boas práticas. Além disso, tem a questão financeira, que temos dificuldade em mensurar'', assume.
Quem também foi selecionado, e se beneficia da localização turística, é o restaurante Mein Schatz, que fica próximo ao Relógio das Flores. No entanto, de acordo com a proprietária Giuliana Vialle, a maioria dos clientes são moradores locais, que trabalham nas redondezas do restaurante. ''Acredito que falta divulgação direcionada aos turistas, principalmente nos hotéis'', argumenta.
O Bar Cana-Benta também será alvo do plano de ação do projeto. A gerente, Rita Bernardo, conta que o atendimento é o ponto forte do estabelecimento. ''Comida e cerveja, qualquer bar tem, mas o atendimento aqui é especial'', garante. Segundo ela, o cardápio e o ambiente simples complementam o sucesso do negócio.