Destaque

Turismo pelo Brasil cresce 83% em 2009

17 nov 2009 às 11:41

O número de brasileiros que fez ao menos uma viagem pelo país cresceu 83% em relação ao último estudo sobre o assunto, realizado em 2007. Dos 2.514 entrevistados pela pesquisa Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro 2009, 58,8% viajaram entre 2007 e 2009. Na última pesquisa, esse percentual correspondia a 32%.

Os dados foram apresentados pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto, em Brasília. O estudo foi realizado pelo Instituto Vox Populi, a pedido do Ministério do Turismo, entre os dias 17 de junho e 7 de julho deste ano, em 11 capitais do país: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC); Salvador (BA); Recife (PE); Fortaleza (CE); Brasília (DF) e Goiânia (GO).


As entrevistas foram feitas por telefone com brasileiros com mais de 18 anos de idade, das classes A, B, C e D. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.


Durante o levantamento, os entrevistados foram divididos entre clientes atuais (que realizaram algum tipo de viagem nos últimos dois anos), clientes potenciais (que não viajaram nos últimos dois anos, mas pretendem fazê-lo nos próximos dois) e não clientes (que não viajaram e não pretendem viajar nos próximos dois anos). As respostas dos não clientes foram descartadas nos resultados da pesquisa.


Destinos preferidos


O estado da Bahia é o preferido pelos clientes atuais, com 11,6%, em seguida, vêm São Paulo (10,9%) e Rio de Janeiro (9,4%). Entre os clientes potenciais, o estado nordestino também lidera a preferência de 21,4% dos turistas, sendo seguido por Pernambuco (11,9%), Rio de Janeiro (11,3%) e Ceará (9,8%).


A pesquisa também indica que as viagens pelo Brasil foram consideradas positivas pelos turistas nacionais. Entre os clientes atuais, 95,3% avaliam a experiência como ótima ou boa e 53,7% disseram ter suas expectativas totalmente correspondidas.


Para 80,6% dos clientes atuais e 78,6% dos clientes potenciais, as melhores fontes de informação sobre os destinos turísticos são a família e a internet. Os roteiros favoritos entre os dois tipos de clientes são as praias, seguidas por campos e cidades históricas. Hotéis (45,1%) e pousadas (22,2%) foram os tipos de hospedagem mais utilizados pelos clientes atuais.


Outro dado interessante é que a maior parte dos turistas internos (78,3% dos clientes atuais) prefere viajar por conta própria, sem ajuda de agências de turismo. Em relação ao planejamento da viagem, 18% dos turistas o fazem com até 30 dias de antecedência e 54,6% destas viagens duram no máximo uma semana.


Incentivo ao turismo



Praias são foco de camapanha


Durante o evento, foi lançada a campanha "Se você é brasileiro está na hora de conhecer o Brasil". "Queremos mostrar um Brasil que o brasileiro não conhecia pela sua diversidade e tamanho e fomentar o hábito do consumo do turismo dentro do país. Sabemos que esse é um mercado competitivo e queremos conquistar esse público", afirmou o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Airton Pereira.

A campanha tem foco nas praias brasileiras e pretende estimular as viagens domésticas no país durante as férias. Desde o último domingo (8), o litoral brasileiro é tema de filmes publicitários e impressos, em canais de televisão, internet, revistas, jornais, cinemas, aeroportos e estações de metrô.


Continue lendo