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Paraná marca presença em Feira Internacional de Turismo

19 nov 2009 às 12:28

Empresários paranaenses participaram do evento, que terminou nesta terça-feira, dia 17, em Buenos Aires; Feira é organizada com o propósito de reunir os protagonistas da indústria turística mundial e disponibilizar aos participantes um ambiente que gere novas relações comerciais

O Paraná marcou presença na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), que começou no dia 14 de novembro e terminou na última terça-feira (17), em Buenos Aires, na Argentina. O evento é organizado com o propósito de reunir os protagonistas da indústria turística mundial e disponibilizar aos participantes um ambiente que gere novas relações comerciais, apresentando novidades, divulgando destinos e consolidando os contatos do setor.


"Os destinos paranaenses mais promovidos e comercializados no evento foram Litoral, Curitiba e Foz do Iguaçu. Já os roteiros, organizados pelas operadoras de receptivo, enfocaram basicamente sol e praia, aventura, ecoturismo e turismo cultural", conta o coordenador estadual de Turismo do Sebrae/PR, Aldo Cesar Carvalho, que acompanhou o evento em Buenos Aires.


De acordo com o coordenador estadual, a Argentina é o principal mercado do exterior para o Paraná e para o Brasil. Em números, o país vizinho é o principal emissor de turistas estrangeiros para o Brasil, responsável por mais de 18% do fluxo total de visitantes internacionais no ano passado. "E a cada ano, profissionalizamos nossa atuação na Argentina, principalmente junto aos operadores", observa Aldo Carvalho.


O Paraná teve um espaço especial, coordenado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu/Paraná Turismo), no estande reservado ao Brasil. Neste ambiente, o Litoral se apresentou como destino turístico, com a presença da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur – Litoral), com a governança que atua na região representando seus empresários associados. "Já Foz do Iguaçu teve um estande próprio, fora do estande do Brasil, pois trabalha o mercado argentino há muitos anos", explica o coordenador de turismo do Sebrae/PR.


Também participaram da Feira a operadora de receptivo Gondwana Brasil e o Hotel Santa Paula, de Guaratuba. De Curitiba, estiveram presentes: o Hotel Crown Plaza, a operadora Onetur – Turismo Receptivo e o Hostel Paraná. Já o interior, foi representado pelas Termas de Jurema de Iretama. "O Sebrae/PR apoiou a participação mais direta na vinda das regiões Litoral e Curitiba e Região Metropolitana, auxiliando na produção de material em inglês e espanhol", conta a consultora do Sebrae/PR, Patricia Albanez, que também esteve presente na FIT.


Aldo Carvalho complementa que a participação no evento foi fundamental para projetar ações especiais para o segundo semestre de 2010, como encontros comerciais nas cidades argentinas de Rosário, Córdoba e Buenos Aires. "Estamos contatando operadores e dirigentes de entidades empresariais com essa finalidade. A participação na Feira foi uma forma prática de potencializar um trabalho constante que se vem fazendo para promover todo o Paraná no mercado argentino", observa.


O coordenador de turismo do Sebrae/PR ainda lembra que em 2007 quando foi adotada uma estratégia que possibilitasse aumentar a participação do Paraná na comercialização do turismo brasileiro na Argentina, praticamente somente Foz do Iguaçu estava no rol dos produtos das operadoras argentinas.


"A forma escolhida foi demonstrar junto a esses profissionais o que o Paraná tem de diferencial, fugindo da concorrência principalmente do turismo de sol e praia, já há muito tempo promovido por Santa Catarina e Nordeste. Escolhemos as temáticas de cultura e ecoturismo, tendo como base Curitiba, a Ferrovia Paranaguá-Curitiba, Floresta Atlântica e Ilha do Mel. Operadores de receptivo locais passaram a organizar roteiros com esses atrativos, ouvindo os profissionais argentinos. Também foram realizados famtours, viagens técnicas de familiarização com operadores e jornalistas especializados, em 2008 e 2009", diz.


Promovendo o setor


O Sebrae/PR considera o setor de turismo como estratégico para o desenvolvimento do Paraná, pela alta concentração de micro e pequenas empresas, que formam a cadeia produtiva do turismo. Para potencializar o setor, o Sebrae/PR, em parceria com outras entidades, vem promovendo ações que visam tornar esses pequenos negócios mais fortes e competitivos. Promover a cultura da cooperação e associativismo, por meio de uma rede de geração de negócios; ampliar o acesso a novos mercados para as pequenas empresas, profissionalizar e aperfeiçoar a gestão dos negócios e a inteligência comercial são algumas atividades que integram este trabalho.


No Litoral do Paraná, por exemplo, o Sebrae/PR, a Secretaria de Estado do Turismo, empresários locais, prefeituras municipais e outras entidades uniram esforços e deram início, em 2005, a um projeto que desenvolve ações para que as empresas sejam competitivas e sustentáveis durante todo o ano e não apenas na temporada.


A ideia é tornar o Litoral um produto turístico mais atrativo, o que contribui para o aumento do fluxo, da taxa de permanência e do gasto médio dos turistas, melhorando a lucratividade dos empreendimentos e gerando renda e, também, novos postos de trabalho. Entre as ações do projeto estão capacitação e consultoria para gestão, tecnologia e inovação, desenvolvimento das atividades turísticas, cooperação e associativismo; ações de mercado; e estruturação, avaliação e monitoramento do projeto.

"Um dos resultados práticos deste trabalho é ver a Ilha do Mel como principal imagem do espaço do Paraná na Feira Internacional de Turismo da América Latina", observa Aldo Carvalho. "Já as operadoras argentinas como Anankê, Princípios e On-line têm Curitiba e o Litoral em seus catálogos comerciais. O estande da Princípios na FIT tinha a Ilha do Mel entre as duas fotos principais. A outra foto era do Rio de Janeiro. E a On-line tem pacote exclusivo para a Ilha do Mel. Esse evento tem um apelo muito forte nos países do Cone Sul, especialmente em toda a Argentina", complementa o coordenador.


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