Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Estratégias

Jornada discute o turismo de negócios em Londrina

Redação Bonde com Assessoria
10 abr 2017 às 16:12

Compartilhar notícia

Divulgação/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na última quinta-feira (06), profissionais e entidades do segmento de turismo participaram da "Jornada de Turismo e Negócios – Estratégias para o Turismo e oportunidades de negócios". O objetivo da Jornada foi fortalecer o trade de Londrina e região metropolitana. Na ocasião, palestras e talk-show abordaram o turismo e a vocação de Londrina para o turismo de negócios.

Para Simone Millan, consultora do Sebrae/PR, a Jornada cumpriu o objetivo de discutir as potencialidades e os pontos que devem ser aprimorados no setor de turismo de eventos e negócios em Londrina. "Na ocasião, profissionais que conhecem Londrina e o turismo de negócios no mundo puderam debater sobre o setor. Foi um momento de reflexão e autoavaliação para melhorarmos nosso posicionamento no futuro. A união do trade é muito importante, porque fortalece os empresários e todo o setor. Precisamos, cada vez mais, fomentar a união do trade", afirma.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Publicidade
Publicidade


Fabian Trelha, diretor de turismo do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), acredita que a Jornada foi uma oportunidade para debater o turismo. "Foi um momento de reflexão sobre um setor importante para nossa economia. Nosso desafio é fazer os participantes pensarem sobre os caminhos que devem ser tomados pelo turismo em Londrina, uma indústria limpa, geradora de riqueza, de renda e de preservação dos postos de trabalho", diz.


O secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), Norberto Ortigara, destacou que o turismo é a maior indústria do mundo, mas, para gerar riquezas, os empreendedores do setor precisam estar preparados. "Londrina tem suas virtudes, uma economia forte, muitas universidades e é referência no setor de TIC [Tecnologia da Informação e Comunicação]. E a grande "sacada" é saber como atrair eventos para cá. Além disso, o desafio é fazer com que os visitantes, durante a estadia na cidade, aproveitem os restaurantes, os pontos turísticos e os outros atrativos do local".

Publicidade


Como captar eventos
Na palestra "A importância do Turismo de Negócio e Eventos para Londrina e Região", a especialista Vaniza Schuler, que tem mais de 30 anos de experiência na área, chamou a atenção da importância do turismo de eventos e negócios para a economia local. "É um dinheiro "novo" que entra em circulação, com hospedagem, transporte, alimentação e compras. Além disso, quando trazemos um evento para a cidade, temos a emissão de notas fiscais e os impostos gerados agradam as prefeituras e justificam os investimentos que são feitos no turismo", destaca Vaniza.


Conforme ela, no segmento de turismo de negócios o apelo turístico do local não é importante. Então, o que é necessário fazer para trazer eventos para novos destinos? Para Vaniza, o segredo está nas propostas. "Alguém precisa propor para organizadores ou operadores de turismo de eventos, representantes do governo local, entidades, instituições ou empresas baseadas na cidade ou profissionais ligados a promotores de eventos, que o evento aconteça na cidade. Por isso precisamos trabalhar em rede, além de manter relacionamento com as associações e entidades que realizam feiras, congressos e convenções de vendas. Toda a cadeia do segmento de turismo precisa se unir e definir uma estratégia para não perder oportunidades", avalia Vaniza.

Publicidade


As estratégias para trazer eventos para a cidade, segundo a especialista, são: levantar informações sobre o trade, identificar expertises do local, investir numa política de eventos, ter relacionamento permanente com entidades, instituições e promotores de eventos e colaborar com a viabilização das candidaturas para receber eventos.

O potencial está nas pessoas

A especialista Juliana Quadros ministrou a palestra "A Londrina do amanhã". Na opinião dela, o "ponto forte" de Londrina são as pessoas. "É o londrinense que faz a diferença. Londrina depende da força das pessoas que vivem nesta cidade", enfatiza. Ela relata que realizou estudos sobre o comportamento dos londrinenses e detectou que os moradores são muito críticos em relação à cidade onde vivem. Para vender a imagem de Londrina para o mercado é necessário, em primeiro lugar, reconhecer os atrativos do local.


"De acordo com uma pesquisa do Fórum Desenvolve Londrina, os londrinenses se orgulham da cidade. Mas, apesar disso, não sabem reconhecer o que a cidade tem de bom. Os próprios londrinenses, muitas vezes, ainda não visitaram os museus e os outros pontos turísticos. E este comportamento está ligado à captação de eventos", salienta Juliana Quadros.

Publicidade


Além disso, na opinião de Arnaldo Falanca, diretor executivo do Londrina Convention, a visão dos empreendedores também precisa mudar. "Os empresários precisam se "enxergar" dentro da cadeia do turismo. O setor de gastronomia atende os turistas, mas não se vê como parte do segmento", argumenta.


Força da economia
Em sua palestra, Juliana Quadros apresentou dados que demonstram o potencial da economia londrinense. Hoje, a cidade ocupa a 6ª posição no ranking brasileiro em número de edifícios por habitante; está em 2º lugar no potencial de consumo do Paraná; é a 8ª economia da região sul; possui a maior colônia japonesa do Brasil; é a 1ª cidade para se investir em imóvel no Estado; e ocupa a 45ª posição no que diz respeito ao Produto Interno Bruto (PIB) do País – sendo que o Brasil é formado por 5.500 municípios no Brasil. "Olhe quanto dinheiro circula nesta cidade e o quando ainda pode ser atraído", finaliza.

Cadastre-se em nossa newsletter

Promocão
A "Jornada de Turismo e Negócios – Estratégias para o Turismo e oportunidades de negócios" foi promovida pelo Sebrae/PR, Londrina Convention Bureau, CODEL, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Londrina (Abrasel Londrina), Paraná Turismo, Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), Associação Brasileira de Agência de Viagens (Abav) e Núcleo de Turismo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas