Quando gostamos de alguma coisa, além de indicá-la para outras pessoas, queremos repetir a dose. Foi o que aconteceu com 88,8% das pessoas que viajaram de navio em 2016, que, segundo estudo da Associação Brasileira dos Cruzeiros Marítimos (CLIA BRASIL) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), confirmaram sua pretensão em fazer outra viagem em alto mar. Na temporada 2016, 63,8% das pessoas navegaram pela primeira vez.
A mesma pesquisa mostra que as mulheres são maioria nas viagens de navio no Brasil. Em 2016, elas representaram 56,5% dos viajantes que gostam de aproveitar momentos em alto mar. Outro dado interessante é que 64,9% dos passageiros são casados, enquanto 24,7% são solteiros e 10,4% divorciados ou viúvos. O estudo ainda destaca que 32% dos turistas viajaram em família e quase 31% em grupos de amigos.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
As faixas etárias, no entanto, são muito variadas, já que as companhias costumam oferecer viagens para todos os tipos de público e tem apostado cada vez mais em viagens segmentadas, desde navios com shows de artistas famosos até cruzeiros fitness. O estudo mostra que 23,2% dos passageiros da última temporada tinham entre 25 e 34 anos, enquanto 20% tinham de 55 a 64 anos e 8,7%, mais de 65 anos.
Já no ranking de estados de origem dos turistas, os cinco principais são: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O Estudo de Perfil e Impactos Econômicos de Cruzeiros Marítimos no Brasil, realizado pela FGV a pedido da CLIA BRASIL, traz outros dados do setor e pode ser acessado pelo site da entidade.