A British Airways começou a testar um cobertor 'high tech', que muda de cor de acordo com as ondas cerebrais, em seus clientes. O objetivo é promover mais conforto e maior qualidade de sono durante os voos.
A manta, que é tecida com fibra óptica, usa sensores para medir as ondas cerebrais de uma pessoa e seu estado meditativo. O cobertor oscila entre tons de vermelho e azul, revelando quando os clientes estão mais tensos ou mais tranquilos.
Com a novidade, a British Airways espera usar a tecnologia para conseguir interpretar melhor as necessidades dos seus clientes para tornar os voos ainda mais relaxantes. Assim, a empresa poderá alterar aspectos do serviço de bordo, como, por exemplo, oferecer as refeições nos horários apropriados.
Na semana passada, um grupo de voluntários a bordo da aeronave BA189 "Dreamliner" experimentou os cobertores "hi-tech" durante o voo de Heathrow até Nova York.
Frank Van Der Post, diretor geral na área de Gestão de Marcas e Experiência, disse que é a primeira vez que esta tecnologia é utilizada por uma companhia aérea para ajudar a moldar o serviço de bordo oferecido em uma aeronave. "Usar o 'cobertor da felicidade' da British Airways é outra maneira de analisar como o relaxamento e o sono dos nossos clientes são afetados durante o voo", considerou.
"Levando a sério o relaxamento dos clientes, a British Airways foi a primeira companhia aérea a introduzir a cama totalmente plana na classe executiva. Agora, queremos garantir que eles tenham o melhor sono possível", complementa o diretor.
Apoiando a iniciativa, Vincent Walsh, professor de pesquisa do cérebro humano na University College de Londres, disse: "dormir em um avião é uma grande oportunidade para redefinir o relógio biológico permitindo que você chegue ao seu destino, depois de um longo voo, revigorado e descansado."
Na semana passada, a British Airways anunciou a inclusão da programação "Slow TV" a bordo de alguns dos seus voos de longo curso. O estilo de filmagem apresenta uma viagem de trem de sete horas através da Noruega, e resulta em um efeito hipnótico para alguns espectadores.
Para saber mais, assista abaixo o vídeo divulgado pela companhia (em inglês).