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Amadurecimento

Como se desenvolve a sexualidade na infância?

Sexo & Comportamento - Folha de Londrina
07 jun 2010 às 19:32
- Reprodução
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As descobertas de Freud sobre a sexualidade infantil provocaram grande espanto no final do século 19, pois até esta época a criança era vista como um símbolo de pureza, um ser assexuado.

Ao longo dos tempos, a sociedade vem compreendendo e se familiarizando com as diferentes formas de expressão da sexualidade infantil. Sexualidade esta que evolui, segundo Freud, de acordo com etapas de desenvolvimento que ele denominou de fase oral, anal, fálica, latência e genital.

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Embora as características de cada uma destas fases estejam amplamente difundidas nos meios de comunicação, de tal forma que os pais possam reconhecer as manifestações desta sexualidade em seus filhos, persistem ainda muitos equívocos na forma como eles lidam com esta questão.

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É comum encontrarmos pais que se espantam ao se defrontarem com seus filhos se masturbando, ou que explicam com meias verdades as clássicas perguntas infantis sobre a origem dos bebês.

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A sexualidade na criança nasce masculina-feminina, macho ou fêmea, o que futuramente será homem ou mulher. Entram aí fatores culturais para modelar.


Durante a infância ocorre o desenvolvimento de jogos corporais em que as crianças vão se descobrindo e amadurecendo. A sexualidade é reconhecida como um instinto com o qual as pessoas nascem e que se expressa de formas distintas de acordo com as fases do desenvolvimento, que são: fase oral - fase anal - fase fálica - período de latência.

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Inicialmente a criança imagina que tanto os meninos quanto as meninas possuem um pênis. Ao serem defrontadas com as diferenças anatômicas entre os sexos, as crianças criam as chamadas ''teorias sexuais infantis'', imaginando que as meninas não tem pênis porque este órgão lhe foi arrancado (complexo de castração). É neste momento que a menina tem medo de perder o seu pênis.


Neste período surge também o complexo de Édipo, no qual o menino passa a apresentar uma atração pela mãe e se rivalizar com o pai; e na menina ocorre o inverso.

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Fase de latência: período de seis a 11 anos aproximadamente. Características: este período tem por característica principal um deslocamento da libido da sexualidade para atividades socialmente aceitas, ou seja, a criança passa a gastar sua energia em atividades sociais e escolares.


Fase genital: período a partir dos 11 anos. Características: neste período, que tem início com a adolescência, há uma retomada dos impulsos sexuais. O adolescente passa a buscar em pessoas fora de seu grupo familiar um objeto de amor.


A adolescência é um período de mudanças no qual o jovem tem que elaborar a perda da identidade infantil e dos pais da infância para que, pouco a pouco, possa assumir uma identidade adulta.

Marilandes R. Braga, psicóloga e terapeuta sexual, membro da Sociedade Brasileira de Estudos da Sexualidade Humana (Presidente Prudente-SP)


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