Pesquisa inédita da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aponta que 72% dos consumidores entrevistados estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o seu plano de saúde. O levantamento foi realizado por 89 operadoras de grande e médio porte, que englobam 17 milhões de consumidores de planos de assistência médica e exclusivamente odontológicos no país – ou seja, 25% do total de beneficiários desses planos. Foram, ao todo, 67.322 entrevistados. A ANS auditou a pesquisa.
É a primeira vez que a ANS realiza um levantamento deste tipo, focado na satisfação e nas expectativas do consumidor em relação à sua operadora. Os dados obtidos, entretanto, não podem ser interpretados como resultado de todo o setor de saúde suplementar.
A coleta de dados ocorreu entre agosto e novembro de 2012, a partir da adesão voluntária das operadoras, que receberam como incentivo a pontuação no Programa de Qualificação da Saúde Suplementar da ANS e, por consequência, no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). Em 2014, será obrigatória a participação de empresas com 100 mil ou mais beneficiários.
Leia mais:
Pesquisa aponta que 29% dos brasileiros têm algum medo com relação às vacinas
Uma a cada dez mortes no Brasil pode ser atribuída ao consumo de ultraprocessados, diz Fiocruz
Estados brasileiros registram falta ou abastecimento irregular de, ao menos, 12 tipos de vacinas
Saúde do homem é tema de live com médicos londrinenses em novembro
"É essencial mapearmos o setor que regulamos. Por isso, a participação das maiores operadoras passará a ser obrigatória em 2014. As empresas precisam investir na melhoria de seus dados cadastrais e nos seus serviços de atendimento, para se aproximar das necessidades de seus clientes", destaca o diretor-presidente da ANS, André Longo.
A pesquisa revela a impressão atual dos consumidores quanto às operadoras. Entre os entrevistados, 89,15% haviam utilizado o plano de saúde no último ano. Para 65,46% do total de entrevistados, os serviços do seu plano de saúde superaram as expectativas e 84,9% recomendariam o seu plano de saúde para outros consumidores.