Apesar de ser a segunda principal causa de morte no mundo, muitos brasileiros ainda não reconhecem a ameaça que o acidente vascular cerebral (AVC) representa. De acordo com um novo estudo de opinião pública patrocinado pela Covidien e a World Stroke Organization (WSO), é preciso reforçar para a população os sinais de alerta associados ao derrame cerebral, como a doença é mais conhecida.
A pesquisa mediu o conhecimento sobre os acidentes vasculares cerebrais e a prevenção contra os mesmos em adultos com idades entre 18 anos ou mais no Brasil e constatou que, apesar de a maioria dos entrevistados ter dito que estão bem informados sobre o AVC, apenas 18% percebem que cerca de uma em cada seis pessoas sofrerão um acidente vascular cerebral e, apenas 13% entendem que as mulheres são mais propensas que os homens a sofrer um acidente vascular cerebral.
"O acidente vascular cerebral afeta uma em cada seis pessoas em todo o mundo, portanto é fundamental que enfatizemos o risco e as medidas que as pessoas podem tomar para evitar um AVC", diz Rodrigo Meirelles Massaud, neurologista do Hospital Albert Einstein. "O acidente vascular cerebral é a segunda principal causa de morte no mundo e no Brasil. Todos podem ser úteis para salvar uma vida, se souberem o que fazer. Os resultados dessa pesquisa identificam uma lacuna significativa – mas tratável – no conhecimento quando se trata de consciência sobre o acidente vascular cerebral".
Os resultados adicionais da pesquisa no Brasil incluem:
"Mais de 17 milhões de pessoas sofrem um AVC a cada ano, e é por isso que estamos chamando atenção para uma ação imediata em todo o mundo para tratar a epidemia do acidente vascular cerebral", disse o Dr. Stephen Davis, presidente da World Stroke Organization. "O cuidado preventivo e o conhecimento são as ferramentas essenciais para combater o impacto do acidente vascular cerebral, e estamos orgulhosos de ter a Covidien como um parceiro para defender esta causa."
Os participantes de todo o mundo são incentivados a visitar o site take2forstroke.com.br para saber mais sobre o AVC e inspirar outros a fazerem o mesmo. Ao usar a hashtag #2MinutosContraoAVC, as pessoas poderão compartilhar suas histórias relacionadas ao AVC por meio de vídeo e fotografias em seus sites preferidos de mídia social.
A campanha "2 Minutos Contra o AVC" deverá ancorar eventos patrocinados pela Covidien realizados no Dia Mundial do AVC em quatro mercados globais: São Paulo no Brasil; Nova Iorque nos EUA; Seul na Coreia do Sul e Dublin na Irlanda. Esses eventos incluem exames gratuitos de pressão arterial, brindes e materiais educativos sobre os riscos e prevenção do acidente vascular cerebral, e cabines de fotos interativas com as mensagens da campanha para os participantes compartilharem nas redes sociais. O evento de São Paulo será realizado na Avenida Paulista, das 9h às 15h.
"A maioria das pessoas não percebe que o AVC toma uma vida a cada seis segundos. Apesar de sua prevalência, ele ainda não é bem compreendido, por isso precisamos falar mais sobre essa condição", disse Dra. Carla Peron, diretora do departamento médico e científico da Covidien América Latina. "Nossa iniciativa ‘2 Minutos Contra o AVC’ está concentrada em ajudar as pessoas a entender como muitos de seus familiares e amigos podem ser afetados pelo acidente vascular cerebral em sua vida. Com a educação, eles podem ajudar a prevenir futuros acidentes vasculares cerebrais e, possivelmente, salvar vidas."
Como a principal patrocinadora da Campanha Mundial do AVC, a Covidien está apoiando uma série de iniciativas globais da WSO para compartilhar materiais educativos e outras informações com foco na conscientização sobre a prevenção e tratamento do AVC. A campanha inclui sites e uma variedade de materiais de apoio destinados a gerar maior consciência sobre o AVC, fatores de risco, prevenção e opções de tratamento.
Método de pesquisa
Este Estudo para o Dia Mundial do AVC foi realizado dentro da área metropolitana de São Paulo em 7 e 8 de outubro de 2014 com 363 adultos (a partir de 18 anos). Além disso, para fins de comparação, foram concluídas 511 entrevistas com adultos residentes no Brasil entre 7 e 11 de outubro de 2014. Esta pesquisa on-line foi patrocinada pela Covidien e conduzida pela APCO Insight, uma empresa internacional de consultoria de pesquisa de opinião. Os entrevistados para a pesquisa foram selecionados entre aqueles que concordaram previamente em participar de um painel de pesquisa. Os dados foram ponderados para refletir a composição demográfica dos adultos na região metropolitana de São Paulo ou no Brasil, conforme apropriado.
"2 Minutos Contra o AVC"
Este movimento "2 Minutos Contra o AVC" é uma campanha global para conscientização sobre o AVC que foca na diferença que 2 minutos podem fazer quando se trata de acidente vascular cerebral. Seja reservar tempo para aprender sobre a prevenção ou sobre o diagnóstico, os sinais de alerta ou tratamento, ou compartilhar sua história sobre o AVC, cada um tem 2 minutos para educar a si próprio ou aos demais sobre o AVC. Para compartilhar sua história sobre o AVC e saber mais sobre como você pode participar do Reserve 2 ... Conte a 2, visite www.take2forstroke.com.